Táxis de Matosinhos ganham tablets e GPS para melhorar serviço

Os táxis de Matosinhos vão ganhar tablets com GPS ligados a uma central digital para melhorar serviço na cidade, principalmente aquando da chegada de turistas ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

“Será um sistema de localização GPS, que todos os táxis terão com um tablet, como uma central digital, que funcionará na Cooperativa de Táxis de Matosinhos, que alberga todos os táxis do concelho”, adiantou à Lusa José Pedro Rodrigues, vereador da Mobilidade da Câmara de Matosinhos, referindo que o sistema deverá entrar em funcionamento “durante o mês de maio”.

O protocolo entre a Câmara de Matosinhos e a Cooperativa de Táxis de Matosinhos para haver um sistema de identificação geográfica nos táxis do concelho vai ser levado à próxima reunião de Câmara, a 5 de maio, e vai ser assinado nesse mesmo dia, precisou José Pedro Rodrigues.

Este novo sistema vai servir para gerir a circulação dos táxis e vai permitir “agilizar a oferta” e responder melhor a estas novas realidades”, designadamente a chegada em massa de turistas à cidade de Matosinhos via terminal de cruzeiros, explicou o vereador da Mobilidade.

Com a aproximação da data de inauguração do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões – prevê-se para junho deste ano – a cidade de Matosinhos tem vindo a registar um aumento do número de cruzeiros que acostam em Leixões e descarregam milhares de turistas.

É para dar resposta ao fenómeno da chegada de turistas em massa, que muitas das vezes não trazem a viagem em terra pré-organizada e procuram os meios à disposição no local, que a Câmara de Matosinhos está a criar condições para melhorar os meios que existem, como por exemplo o novo serviço para os táxis.

O fenómeno do terminal de cruzeiros “veio trazer uma nova realidade à cidade”, menciona o vereador.

Ainda esta semana, um cruzeiro descarregou 3.500 turistas em Matosinhos e metade deles – 1.500 – ficaram na cidade a circular sem terem roteiros e viagens programadas, quando normalmente “só 10% dos turistas de um cruzeiro é que se aventuram sem destino, nem roteiros marcados”, contou.

O novo sistema para os táxis de Matosinhos vai também permitir agilizar a comunicação com os restaurantes da cidade, conhecida por ter “o melhor peixe do mundo“, acrescenta José Pedro Rodrigues, porque vai “acelerar imenso os períodos de espera do serviço de táxis”.

O sistema direcionado ao serviço de táxi vai permitir fornecer a todas as viaturas meios eletrónicos de localização, de circulação e de receção de clientes “mais eficaz”, e que servirá para dar uma resposta aos turistas que chegam de fora e não conhecem a cidade, acrescenta José Pedro Rodrigues.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.