/

TAP forçada a perdoar à Venezuela dívida de 20 milhões

-

As negociações entre a TAP e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com o intuito de a companhia aérea portuguesa recuperar o dinheiro que tem retido no país sul-americano, levaram a empresa nacional a perdoar uma dívida de mais de 20 milhões de euros.

A notícia é do jornal Público, que sustenta que está em causa uma dívida da ordem dos 20,5 milhões de euros, conforme constará no Relatório e Contas de 2014 da TAP.

A companhia aérea portuguesa terá retidos na Venezuela cerca de 100,9 milhões de euros, segundo o mesmo diário, frisando que cerca de 77 milhões se reportam a vendas de bilhetes de avião feitas naquele país entre Maio e Dezembro de 2013, enquanto o restante valor será respeitante a receitas relativas ao período entre Janeiro e Maio de 2014.

A situação que a TAP vive, com capitais retidos pelo governo de Nicolás Maduro, é semelhante à que outras companhias de aviação enfrentam.

A retenção de capitais das companhias internacionais, medida que surgiu no âmbito da crise económica que assola a Venezuela, resulta da intenção governamental de impor câmbios mais onerosos face ao dólar, e já levou algumas companhias a cancelar as suas rotas para Caracas.

Têm surgido diversas notícias sobre companhias de aviação que perdoaram parte das dívidas do país, de modo a obterem parte do dinheiro que lhes é devido. O mesmo terá feito a TAP, embora a empresa não o reconheça oficialmente, conforme avança o Público.

Quanto aos valores já recuperados pela TAP, no âmbito deste processo, o Público adianta números na ordem dos 18 milhões de euros em 2014.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.