/

Tailandeses não querem ver o príncipe “excêntrico” no poder

1

Rungroj Yongrit / EPA

-

O príncipe herdeiro é mais conhecido pelos escândalos da vida pessoal do que pelas suas competências para subir ao trono. Os tailandeses preferiam ver a irmã a ocupar o cargo, mas a lei do país não o permite.

Depois da morte do rei Bhumibol Adulyadej, que esteve durante sete décadas no poder e deixou a Tailândia num luto profundo, surge agora o desafio de encontrar o seu sucessor.

Na verdade, o país já tem um sucessor: chama-se Maha Vajiralongkorn, tem 64 anos e é o herdeiro que deve suceder àquele que foi o monarca que esteve mais tempo a liderar uma nação.

O problema é que o príncipe não é muito bem aceite, ao contrário do que acontecia com o seu pai, venerado pela população tailandesa que ainda chora a morte do rei.

Segundo o jornal The Guardian, a aversão pelo herdeiro surge muito por causa dos escândalos e excentricidades que marcam a sua vida pessoal.

Maha nasceu para um dia ser rei e foi educado para isso mesmo. Teve formação militar na Austrália, possui várias patentes militares e tem licença de piloto.

No entanto, a visível indiferença pela monarquia e a fama de “playboy” e “excêntrico” dos últimos anos dificultam a crença de que poderá vir a ser um bom rei.

Divorciado três vezes, com vários filhos a viver no exilo por lhes ter retirado os títulos reais, o príncipe tem vários casos que dificultam a sua relação com o povo tailandês.

Em 2007, um vídeo divulgado online mostrava Maha num aniversário com a mulher, a princesa Srirasm, praticamente despida a dar bolo ao poodle de estimação.

Foo Foo é outro dos episódios que o país não esquece, já que o herdeiro decidiu tornar o cão major-general da Força Aérea. Morreu no ano passado, obrigando a quatro dias de rituais budistas.

Mais recentemente, o príncipe foi fotografado no aeroporto de Munique vestido com umas calças de ganga e um top curto que mostrava o corpo cheio de tatuagens temporárias.

Durante estes anos, o príncipe sempre foi protegido pela lei tailandesa, que impede os media de falarem sobre a vida da família real, arriscando-se a duras penas de prisão.

No entanto, isso nunca impediu o povo tailandês de saber quem é realmente o novo herdeiro do trono, e é por isso que já se fala no nome da sua irmã, Maha Chakri Sirindhorn, para ocupar esse cargo.

A princesa, que é mais recatada e tem uma boa reputação, seria a melhor solução, mas a legislação tailandesa ainda não permite que suba ao poder.

Depois da morte do rei Bhumibol, o príncipe disse ainda não estar preparado para assumir o lugar e pediu mais tempo para fazer o luto pelo pai.

FM, ZAP

1 Comment

  1. É este o problema das monarquias. A linhagem entra em curto circuito, produz um anormal como este, que por direito, se torna “dirigente” de uma nação. É no minimo aberrante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.