Tabaco mata uma pessoa a cada 6 segundos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) exigiu que os países elevem os impostos sobre o tabaco para reduzir o número de mortes causadas pelo seu consumo e, assim, gerar fundos para os sistemas de saúde públicos.

Segundo o último relatório da OMS sobre a Epidemia Global do Tabaco de 2015, apresentado esta terça-feira em Manila, cerca de seis milhões de pessoas morrem todos os anos com doenças relacionadas com o tabagismo, o que equivale a uma morte a cada seis segundos.

O número ultrapassa as vítimas de SIDA, malária e tuberculose somadas, e deve subir para oito milhões até 2030.

O relatório refere que apenas 33 países no mundo fixaram impostos de 75% sobre o preço do maço de cigarros, uma medida recomendada pela organização.

“Subir os impostos sobre os produtos de tabaco é uma das formas mais eficientes e rentáveis de reduzir o consumo de produtos nocivos, enquanto se geram receitas públicas”, afirma no relatório a diretora geral da OMS, Margaret Chan.

O organismo da ONU indica que muitos países ainda fixam impostos demasiado baixos sobre o tabaco e produtos derivados, e que nalgumas nações continua a não haver qualquer regulação.

“Insto todos os governos a olharem para as provas, não para os argumentos da indústria [tabaqueira], e a adoptarem uma das melhores medidas existentes para a saúde”, acrescentou Chan.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.