/

Syriza forma governo com nacionalistas de direita

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, líder do Syriza

O Syriza e os Gregos Independentes chegaram a acordo para a formação do novo Governo grego. Uma curiosa união entre um partida da esquerda radical e uma formação nacionalista de direita que abre uma nova era na Grécia.

Depois de ter ganho as eleições legislativas de domingo, o Syriza, apontado por muitos como de esquerda radical, foi obrigado a chegar a acordo com outro partido para a formação do novo governo grego, por não ter atingido a maioria absoluta. O partido de Alexis Tsipras, o novo primeiro-ministro do país, ficou a apenas dois deputados deste objectivo, obtendo 36,34% dos votos.

Os Gregos Independentes, um partido nacionalista e conservador, conseguiram somente 4,75% dos votos, mas vão ter lugar no governo, a par do Syriza.

O ponto de união entre estes dois partidos, aparentemente opostos nas suas ideologias de direita e de esquerda, é o facto de serem ambos contra a austeridade e contra a intervenção da Troika.

O acordo entre Syriza e Gregos Independentes foi anunciado pelo líder dos segundos, Panos Kammenos, sublinhando que o seu partido vai dar “um voto de confiança ao primeiro-ministro Alexis Tsipras”.

Os dois partidos somarão assim 162 deputados num Parlamento de 300 elementos.

Os dois grandes partidos do já passado político grego, a Nova Democracia e o PASOK, foram os grandes derrotados deste acto eleitoral, somando apenas 27,81% e 4,68% dos votos, respectivamente.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.