/

Surto de meningite já levou ao internamento de 5 crianças em Esposende

-

Cinco crianças foram internadas com meningite no concelho de Esposende, distrito de Braga. As autoridades locais já confirmaram este surto da doença, frisando contudo que não há razões para alarme.

Estas crianças, com idades entre os 3 e os 6 anos, terão contraído a meningite em dois jardins de infância de Esposende, segundo adiantou o vice-presidente da autarquia, Maranhão Peixoto, em declarações à Antena 1. O jardim de infância de Cepões será um desses estabelecimentos, conforme adianta o Correio da Manhã.

Duas dessas crianças terão estado internadas “há cerca de duas semanas no hospital de Barcelos”, sustenta o Correio da Manhã, frisando que já tiveram alta hospitalar. As restantes continuarão internadas, depois de terem chegado às unidades de saúde com febre e dores de cabeça.

Em causa está uma “meningite vírica“, de acordo com comunicado emitido pela Câmara Municipal de Esposende que assim justifica o facto de não se ter procedido “à notificação das pessoas que estiveram em contacto com as crianças infectadas”.

A autarquia sublinha que os “casos registados não representam perigo, pelo que não há quaisquer razões para alarme“.

Estas situações de meningite provocada por um vírus, portanto não contagiosa, precisarão apenas de cerca de quatro a cinco dias de internamento hospitalar, para debelar o problema, adianta ainda o Correio da Manhã.

A Câmara de Esposende aconselha todos os locais que queiram obter mais esclarecimentos a contactarem a Administração Regional de Saúde do Norte ou o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado (ACES Cávado).

Esta notícia surge alguns dias depois de o governo ter anunciado que a vacina Prevenar, que visa precisamente a meningite, bem como a pneumonia e outras doenças, vai passar a ser gratuita para as crianças nascidas a partir de 1 de Janeiro deste ano.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.