/

Suplementos de cálcio podem aumentar risco de doença cardíaca

1

Um estudo da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revela que pessoas que tomem suplementos de cálcio podem ter mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca.

Os investigadores descobriram que as dietas ricas em cálcio podem ser benéficas para o coração, mas a ingestão exagerada do mineral através de suplementos pode causar danos no coração.

Cerca de 43% dos homens e mulheres tomam um suplemento de cálcio, de acordo com o National Institutes of Health.

Segundo o novo estudo, a toma desses suplementos pode provocar a acumulação de placas nas artérias, inibindo o fluxo de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco.

Várias pesquisas anteriores indicavam que o cálcio obtido através dos suplementos não chegava aos ossos nem era totalmente excluído pela urina – ou seja, deveria acumular-se em alguma parte do corpo.

Os investigadores analisaram, durante 10 anos, os exames médicos de mais de 2.700 pessoas, e os resultados sugeriram que os pacientes que tomaram suplementos de cálcio tinham mais 22% de probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Quando o assunto é o uso de suplementos de vitaminas e minerais, particularmente de cálcio, muitos americanos acham que quanto mais melhor” resumiu Erin Michos, professora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e uma das autoras do estudo.

“Mas o nosso estudo revela que o excesso de cálcio na forma de suplementos pode prejudicar o coração e o sistema vascular”.

No entanto, vários especialistas destacam que os pacientes que ingerem cálcio de uma maneira moderada e correta – através de alimentos e suplementos confiáveis – têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.

“Os consumidores devem ter confiança na segurança dos suplementos de cálcio, e as mulheres, em particular, devem obter a quantidade diária de cálcio através de uma combinação de dieta e suplementos”, afirmou Duffy McKay, do Conselho de Nutrição Responsável.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, destaca que as pessoas devem obter cálcio através da ingestão de alimentos ricos neste mineral indispensável para a saúde.

BZR, ZAP

1 Comment

  1. E porque não explicam também às pessoas que se deve combinar o cálcio com outros minerais,tais como magnésio e vitamina D, para enviar o cálcio para os ossos e dentes?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.