/

Supervulcão adormecido em Nápoles ameaça a vida de 500 mil pessoas

O supervulcão adormecido perto de Nápoles – que alguns cientistas dizem ter sido a causa da extinção dos Neandertal – pode acordar brevemente. E se isso acontecer, a região será palco de uma violenta erupção.

Especialistas italianos e franceses afirmam que na região dos Campos Flégreos, a noroeste de Nápoles, a pressão dos gases no magma está a aproximar-se de valores críticos, e o próprio magma está a subir.

Ao mesmo tempo, sublinham os especialistas num artigo publicado na revista Nature Communications, é impossível prever se a erupção ocorrerá realmente – e quando é que vai acontecer.

O despertar do vulcão local é uma ameaça potencial para os 500 mil italianos que vivem na caldeira vulcânica dos Campos Flégreos – uma ampla depressão de terreno, que circunda a cratera do vulcão.

A região de Nápoles tem registado actividade vulcânica desde os anos 1950. Foram detectados levantamentos de terreno, atividade sísmica e hidrotermal. Em 2012, as autoridades italianas elevaram o nível de ameaça na região de verde para amarelo.

Web Gallery of Art / Wikimedia

Os Campos Flégreos, na região de Nápoles, pintura de Michael Wutky, 1780

Os Campos Flégreos, na região de Nápoles, pintura de Michael Wutky, 1780

A Caldeira de Nápoles formou-se há 39 mil anos atrás, após uma erupção vulcânica extremamente violenta. O vulcão é mesmo considerado o mais potente na Europa nos últimos 200 mil anos.

Segundo defendem alguns cientistas, uma forte erupção deste vulcão poderá ter sido a razão da extinção de Homem de Neandertal, há cerca de 40 mil anos atrás. A última erupção aconteceu em 1538.

ZAP // Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.