/

Supercomputador chinês mantém o posto de mais poderoso do mundo

Sunway TaihuLight, o supercomputador mais poderoso do mundo

Sunway TaihuLight, o supercomputador mais poderoso do mundo

De seis em seis meses, a organização Top500.org disponibiliza uma lista com os 500 supercomputadores mais potentes do mundo.

Segundo a 48ª edição do levantamento, divulgada esta semana, o supercomputador mais potente continua a ser o chinês Sunway TaihuLight, que é cerca de duas vezes mais poderoso e três vezes mais eficiente que o seu antecessor, também construído na China, mas com tecnologia da norte-americana Intel, o Tianhe-2.

Criado pelo Centro de Investigação de Computação Paralela da China, o Sunway TaihuLight tem uma performance de 93 petaflops/s – ou seja, capaz de executar algo como um bilião de cálculos por segundo – e é usado para modelagem climática e pesquisa científica no Centro Nacional da China para supercomputadores na cidade de Wuxi.

A lista mostra também  que a China e os Estados Unidos disputam ombro a ombro a supremacia da supercomputação.  Ambas as nações possuem 171 sistemas cada uma nas classificações mais recentes, representando dois terços da lista.

Em terceiro lugar aparece a Alemanha com 31 supercomputadores, seguida do Japão com 27, e da França, na quinta posição, com 20 supermáquinas.

(dr) top500.org

Especificações dos 10 supercomputadores mais poderosos do mundo

Especificações dos 10 supercomputadores mais poderosos do mundo

Em relação aos sistemas operativos, o levantamento revela que não há nenhums supercomputador no mundo a correr qualquer versão de Windows. O Linux continua a dominar por completo o segmento.

De acordo com os dados, na lista dos 500 mais poderosos supercomputadores, 498 máquinas  correm Linux. As duas restantes têm como sistema operativo o Unix.

 ZAP / Canaltech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.