/

Suíços facilitam naturalização de netos de imigrantes

Os suíços aprovaram uma reforma que facilita a naturalização dos netos dos imigrantes residentes no país, mas chumbaram a introdução de uma legislação fiscal mais atrativa para as empresas.

De acordo com os dados do instituto de estudos ‘gfs.bern’, citados pela agência de notícias espanhola Efe, os cidadãos apoiaram a decisão governamental, e apoiada pelo Parlamento, de facilitar o processo de naturalização dos netos dos imigrantes, o que abrange cerca de 25 mil jovens.

As condições de naturalização permanecem iguais: deve dominar uma das quatro línguas nacionais (alemão, italiano, francês e romanche) e respeitar as leis e os valores expressos na Constituição do país. Além disso, o candidato deve ter nascido na Suíça e ter frequentado a escola por pelo menos cinco anos e ter até 25 anos.

Pelo menos um dos pais tem de ter vivido pelo menos 10 anos na Suíça e frequentado a escola por cinco anos e, por último, um dos avós tem de ter nascido na Suíça ou ter tido uma autorização de residência.

Chumbados ajuda às empresas e Jogos Olímpicos

O Governo, no entanto, saiu derrotado na sua pretensão de facilitar as regras para as empresas que operam no país, já que os cidadãos rejeitaram a proposta do Executivo, que visava mudar as condições fiscais das multinacionais que operam no país para se adequar aos níveis defendidos pela União Europeia, mas introduzindo novos benefícios para permanecerem no país.

O campo do “não”, que argumentava que a quebra da receita fiscal teria de ser compensada pelo contribuinte, venceu o debate sobre a medida, que afeta cerca de 24 mil empresas estabelecidas na Suíça, empregando 150 mil pessoas e que valem quase metade das taxas corporativas federais.

Também a organização dos Olímpicos de Inverno de 2026 foi rejeitada pelos habitantes de Grisones, cantão da Suíça, que rejeitaram por larga maioria (60,09%), a candidatura à organização dos Jogos. Em 2013, também em referendo, os mesmos habitantes tinham rejeitado também a candidatura olímpica aos Jogos de Inverno de 2022.

A Suíça foi palco de duas edições dos Jogos de Inverno, ambos em Saint-Moritz, a primeira das quais em 1928 e a última há quase 70 anos, em 1948.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.