/

Stress prejudica a saúde do fígado

De acordo com um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sofrer de stress, ansiedade ou depressão aumenta o risco de morte por doenças no fígado.

Esta é a primeira vez que uma pesquisa científica estabelece relações entre altos níveis de stress emocional e óbito causado por problemas hepáticos.

Para a investigação, 165 mil pessoas foram submetidas a questionários para avaliar os seus níveis de stress. Depois, os participantes foram acompanhados durante dez anos.

No final do estudo, os cientistas avaliaram que problemas de saúde as pessoas tinham sofrido, e as causas de morte.

Os resultados mostraram que os que tinham registado um maior número de sintomas de stress, tinham um maior risco de morrer devido a doenças hepáticas, em comparação com quem apresentava menos sinais.

No entanto, as causas que provocam este problema ainda não estão completamente esclarecidos. Estudos anteriores já mostraram, por exemplo, que as pessoas expostas ao stress prolongado têm mais probabilidade de sofrer de doenças no coração.

Ao mesmo tempo, os fatores de risco cardiovascular – como obesidade e aumento de pressão arterial – têm sido relacionados a uma forma comum de doença no fígado, que é conhecida como esteatose hepática não alcoólica.

Esta doença é causada pelo acumular de gordura no fígado e não possui sintomas.

“Esta investigação fornece provas dos efeitos prejudiciais que o stress pode ter no bem-estar físico”, afirmou Tom Russ, autor principal do estudo.

“Embora não seja possível confirmar a relação direta entre causa e efeito, temos fortes indícios de que é importante fazer uma análise mais aprofundada sobre o tema”, acrescentou.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.