/

Steve Jobs vai a tribunal prestar declarações

Matthew Yohe / Wiklmedia

O mítico fundador da Apple, Steve Jobs

O mítico fundador da Apple, Steve Jobs

O mítico fundador da Apple, Steve Jobs, falecido em 2011, vai testemunhar em tribunal, num processo que arranca esta terça-feira, no qual a empresa da maçã é acusada de práticas desleais contra a concorrência.

No processo em causa, que foi lançado há quase 10 anos por um grupo de consumidores e agentes do meio musical, a Apple é acusada de práticas desleais por, entre 2006 e 2009, ter vendido música no iTunes num formato de ficheiro proprietário, que apenas podia ser ouvida nos iPods, os então revolucionários leitores de mp3 da própria Apple.

As declarações de Steve Jobs serão apresentadas ao tribunal num depoimento em vídeo, gravado pelo visionário fundador da empresa seis meses antes da sua morte.

Jobs é mesmo considerado pelo Telegraph como a testemunha-chave do julgamento, que decorre num tribunal da Califórnia.

O processo, no valor de mil milhões de dólares, foi inicialmente apresentado em 2005 por consumidores que alegam terem sido “injustamente obrigados a comprar iPods para poder ouvir música”, e que “o iTunes ajudou a inflacionar o preço dos iPods”.

Steve Jobs morreu a 5 de Outubro de 2011, oito anos depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro no pâncreas. Após um primeiro transplante e vários tratamentos, Jobs continuou à frente da empresa, com funções executivas, até 2009.

Em 2011, três meses antes da sua morte, afastou-se da administração da Apple, entregando-a nas mãos de Tim Cook.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.