/

Startup desenvolve Internet sem fios baseada em luz LED

TED.com

Harald Haas, professor universitário, empreendedor e inovador, o pioneiro por trás da ideia de aceder à internet através da luz

Harald Haas, professor da Universidade de Edimburgo, empreendedor e inovador, o pioneiro por trás da ideia de aceder à internet através da luz

O futuro da internet sem fios pode passar pela luz LED, criando uma alternativa ao WiFi e ao 5G. A ideia é da PureLiFi, uma startup que conseguiu angariar 1.5 milhões de libras para desenvolver este projeto.

A PureLiFi, uma startup saída da Universidade de Edimburgo, na Escócia, encontrou na luz LED uma alternativa às redes de internet sem fios existentes como o WiFi e o 5G.

A tecnologia LiFi utiliza luz LED pulsada, que é invisível ao olho humano mas que pode funcionar como meio de transporte de dados de um equipamento para outro.

Segundo os criadores desta nova tecnologia, as vantagens em relação às concorrentes passam por um maior nível de segurança e pela simplicidade de aplicação sendo que seria possível utilizar, por exemplo, candeeiros de rua com lâmpadas LED como pontos extra de acesso.

Para o desenvolvimento desta ideia, a PureLiFi anunciou a obtenção de um financiamento de 1.5 milhões de libras através do London & Scottish Investment Partners e do Scottish Investment Bank, bem como do Old College Capital, a entidade responsável pelos investimentos da Universidade de Edimburgo.

Em julho de 2011, Harald Haas, o professor de Engenharia da Universidade de Edimburgo por trás da ideia, apresentou-a pela primeira vez, numa ted Talk. Veja a apresentação no vídeo abaixo.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.