/

Sporting vence Académica por 3-2 e segura a liderança

O Sporting venceu hoje a Académica por 3-2, com o suplente Montero a marcar o golo da vitória aos 84 minutos e a segurar a liderança dos ‘leões’, em encontro da 20.ª jornada da Primeira Liga.

Foi um duelo marcado por farta contestação dos ‘leões’ ao árbitro Cosme Machado.

Depois da expulsão do presidente Bruno de Carvalho frente ao Tondela, há duas semanas, hoje foi a vez de Jorge Jesus ser excluído do banco, aos 42 minutos.

A expulsão aconteceu instantes antes de Bryan Ruiz apontar o 2-1 com que chegou o intervalo, dando sequência ao tento de Adrien, aos 30, que anulou o de Rafa Soares, logo aos oito.

A Académica ainda voltou a empatar, num tento na própria baliza de Ewerton, pressionado por um jogador da Académica em posição irregular, aos 58 minutos, mas, depois da expulsão de Aderlan, aos 80, o Sporting chegou ao triunfo.

Os ‘estudantes’ marcaram bem cedo, logo aos oito minutos. Canto apontado do lado esquerdo do ataque, surgindo Rafa Soares no coração da grande área a inaugurar o marcador. Um lance de bola parada muito bem estudado e melhor executado.

Aos 12 minutos, o primeiro grande ‘bruá’ em Alvalade. Slimani assistiu Mané dentro da área e este caiu no relvado.

Os adeptos ‘leoninos’ pediram grande penalidade, mas Cosme Machado mandou seguir o jogo.

A ‘Briosa’ apostou numa toada clara de contra-ataque. Aos 18 minutos, o ‘capitão’ Marinho esgueirou-se pela esquerda, aguentou bem a pressão de Naldo e serviu Hugo Seco na grande área, mas o avançado não conseguiu controlar o esférico.

A primeira grande oportunidade de golo dos ‘leões’ ocorreu ao minuto 28. Bryan Ruiz apareceu isolado na esquerda e rematou fortíssimo para boa defesa de Pedro Trigueira. Na consequente recarga, Adrien disparou por cima.

Dois minutos depois (aos 30), Adrien não perdoou, após assistência de Mané. O remate do médio ‘leonino’ bateu primeiro no poste e entrou pelo lado contrário. Estava reposta a igualdade.

Jorge Jesus foi obrigado a mexer no ‘onze’ aos 32 minutos. O central brasileiro Naldo queixou-se de dores numa perna e foi rendido pelo compatriota Ewerton.

Logo após Jorge Jesus ter sido expulso do banco, por protestos, o Sporting colocou-se em vantagem aos 43 minutos. Mané ganhou a linha de fundo do lado direito, cruzou rasteiro para Ruiz a empurrar para a baliza deserta.

Na segunda parte, o Sporting surgiu ainda mais ofensivo. O jovem extremo Gelson Martins substituiu o lento e previsível William Carvalho, ficando Adrien como o médio mais defensivo, apoiado por João Mário.

Mais um lance polémico em Alvalade, desta feita aos 58 minutos. Uma saída em falso de Rui Patrício, que socou a bola contra a cabeça de um jogador da Académica. A tentar desviá-la, Ewerthon marcou de cabeça na própria baliza, mas acossado pelo ‘estudante’ João Real, que se encontrava em fora de jogo, pelo que o golo foi mal validado.

Aos 72 minutos, e numa desatenção da defesa de Coimbra, a bola é lançada da linha lateral para a corrida de Slimani, o argelino isola-se e remata para defesa de Pedro Trigueira, que toca a bola com a ponta dos dedos para canto.

Com Montero em campo, a equipa sportinguista aumentou a pressão ofensiva, mas o golo da vitória tardou em aparecer. A Académica nunca perdeu a sua organização defensiva e, muito cautelosa, só atacava pela certa.

Bryan Ruiz, aos 78 minutos, apareceu completamente soltou na cara do guarda-redes da Académica, mas Pedro Trigueira susteve o remate do jogador sportinguista.

E, o conjunto de Coimbra ficou reduzido a 10 elementos, aos 80 minutos, por expulsão do lateral direito Aderlan, por acumulação de amarelos.

A Académica remeteu-se apenas a tarefas defensivas, mas Montero desbloqueou a partida aos 84 minutos. Cruzamento de Gelson na direita, a bola sobrevoa a defesa estudantil e sobre para o colombiano, que marca sem problemas.

Foi a estocada final da turma ‘leonina’.

Futebol365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.