/

Sporting vence Académica e reforça 3º lugar

SportingClubePortugal / Facebook

O Sporting consolidou hoje o terceiro lugar da I Liga de futebol e aproximou-se provisoriamente da vice-liderança do FC Porto, ao vencer a ‘aflita’ Académica, por 1-0, com um tento de João Mário, em jogo da 18.ª jornada.

Com o tento solitário do médio, aos 76 minutos, os ‘leões’ conquistaram a quinta vitória consecutiva na I Liga e aumentaram para quatro os pontos de vantagem sobre o quarto classificado, Vitória de Guimarães, que no sábado cedeu pontos na receção ao Gil Vicente.

Além disso, a formação sportinguista encurtou provisoriamente a distância para o segundo lugar, ficando agora a um ponto do FC Porto, que também joga hoje, no Funchal, frente ao Marítimo.

Após ter apresentado uma equipa de segundas linhas a meio da semana, na derrota diante do Belenenses, para a Taça da Liga, Marco Silva fez regressar as principais figuras esta tarde, entre as quais o jovem Tobias Figueiredo, que voltou a ter nova oportunidade no centro da defesa ‘leonina’.

No entanto, o conjunto de Alvalade enfrentou muitas dificuldades para ultrapassar um adversário que jogou sempre em 35 metros, com as linhas recuadas e que procurou ao máximo evitar que os ‘verde e brancos’ conseguissem incomodar o guardião Lee.

De resto, esse objetivo foi alcançado no primeiro tempo, já que se contam pelos dedos de uma mão as vezes que o Sporting conseguiu “desmontar” o adversário, sendo que apenas em duas delas esteve próximo de inaugurar o marcador, graças a iniciativas individuais de Carrillo.

À passagem dos 10 minutos, o extremo peruano serviu Montero na área, mas o avançado colombiano desviou em demasia o cabeceamento, quando estava em boa posição para alvejar as redes da ‘briosa’.

Pouco depois, Carrillo voltaria a estar em evidência, “furando” pelo meio dos oponentes, mas João Real emergiu como protagonista e antecipou-se de forma crucial a Montero, que se preparava para empurrar a bola para a baliza.

Com o decorrer dos minutos e perante uma Académica a “cerrar” fileiras na retaguarda, os ‘leões’ começaram a arriscar de longe, mas nem João Mário nem Paulo Oliveira conseguiram surpreender Lee.

No regresso do descanso, os ‘estudantes’ procuraram manter a estratégia de contenção, ensaiando numa ou noutra situação o contra-ataque, mas sempre sem sequer incomodarem o “espetador” Rui Patrício, que, da sua área, viu Adrien tentar a sua sorte num pontapé de bicicleta, que ainda esbarrou no ferro.

Mesmo com um domínio avassalador na posse de bola, o Sporting não conseguia encontrar os caminhos do golo e, mais uma vez, seria através de um remate de longe, de Cédric, que os ‘verde e brancos’ obrigaram Lee a aplicar-se.

Contudo, à entrada para o último quarto de hora do jogo e numa altura em que Marco Silva já tinha colocado Tanaka junto de Montero, o conjunto de Alvalade adiantou-se no marcador, por intermédio de João Mário, que apareceu no local exato para a recarga, depois de Lee ter evitado as intenções do avançado japonês.

Sem qualquer verdadeira réplica por parte da Académica, o Sporting até poderia ter ampliado os números do triunfo, primeiro por Nani, que demorou em demasia na hora de finalizar, e depois num remate por cima de Tanaka.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.