//

SpaceX vai lançar o seu gigantesco foguetão Falcon Heavy na primavera

O super-foguetão Falcon-Heavy, da empresa aeroespacial SpaceX, tem o seu primeiro lançamento marcado para a primavera de 2016, anunciou Lee Rosen, vice-presidente e director de operações de lançamento da empresa.

“Vai ser um grande dia para todos, o dia em que o Falcon Heavy for lançado”, diz Lee Rosen, citado pela SpaceNews, “e isso vai acontecer algures no fim de Abril ou início de Maio”.

O primeiro lançamento do Falcon Heavy vai ser apenas uma missão de demonstração, sem nenhuma carga paga por um cliente.

Há algum tempo que se fala do novo super-lançador da SpaceX, mas a sua apresentação pública tem sido sucessivamente adiada, provavelmente devido à recente explosão de um foguetão Falcon 9, com uma cápsula Dragon a bordo, poucos minutos após o lançamento.

O Falcon Heavy, cujo lançamento esteve inicialmente previsto para 2013, é essencialmente composto por três foguetões Falcon 9 ligados.

Será o mais poderoso foguetão lançador em actividade no mundo, sendo capaz de colocar em órbita até 53 toneladas de carga. A sua capacidade de propulsão equivale à de 18 aviões Boeing 747 em simultâneo.

Na história da exploração espacial, o Falcon Heavy ficará apenas atrás do mítico Saturn V, o foguetão lançador que a NASA usou nas missões Apollo que levaram o Homem à Lua.

Uma das características mais inovadoras do novo foguetão da SpaceX é que os foguetões propulsores laterais serão recuperáveis, de uma forma invulgar: após o lançamento, voltam à Terra e aterraram sozinhos.

A SpaceX divulgou um vídeo a explicar o método de recuperação dos propulsores; veja-o abaixo.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.