SpaceX fez história ao lançar e recuperar foguetão Falcon 9

A SpaceX conseguiu retomar o caminho do sucesso ao enviar para o Espaço o foguetão Falcon 9 e fazê-lo regressar e aterrar em posição vertical, sem qualquer dano.

O voo desta segunda-feira foi o primeiro depois de uma explosão aparatosa no verão, que fez arder milhões de dólares de investimento à SpaceX e ao seu fundador, o multimilionário Elon Musk.

O Falcon 9, uma versão mais poderosa e controlável, arrancou um minuto antes das 20h30 na Flórida, Estados Unidos, com a missão de pôr onze satélites comerciais da Orbcomm no Espaço.

A janela temporal de lançamento era curta, apenas 5 minutos, segundo indicou a empresa em comunicado. A colocação dos satélites em órbita demorou cerca de vinte minutos.

O foguetão conseguiu posteriormente regressar a terra e aterrar numa posição vertical, sem qualquer tipo de danos.

“Esta missão marca o regresso aos voos da SpaceX e a sua primeira tentativa de aterrar um ‘first stage’ em terra”, resumiu a empresa, que conseguiu a inversão de marcha e a aterragem como planeado.

Este é mais um passo para os foguetes reutilizáveis, algo que antes era considerado impossível. Mas depois de a Blue Origin, do CEO da Amazon Jeff Bezos, ter conseguido no mês passado lançar e recuperar um foguete, Musk conseguiu o mesmo feito com uma aterragem sem problemas.

É um grande avanço para a indústria: se for possível recuperar e usar os foguetes de forma sucessiva, o custo dos lançamentos espaciais poderá cair de uma forma drástica.

E essa é a visão de Musk e de outros aventureiros do espaço, como o já referido Jeff Bezos e também Richard Branson, da Virgin Galactic. O objetivo final é operacionalizar viagens comerciais para fora de órbita, a preços que os consumidores possam pagar.

O fundador da Tesla está empenhado naquela que acredita ser a maior aventura de sempre da Humanidade – primeiro as viagens turísticas para Marte e depois a sua colonização. O seu plano é levar um milhão de pessoas para o planeta vermelho.

A SpaceX tornou-se a primeira empresa a ser contratada pela NASA para levar carga até à Estação Espacial internacional e já ganhou outro contrato em parceria com a Boeing: levar astronautas para a Estação a partir de 2017.

ZAP / B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.