SpaceX falhou recuperação de módulo do lançador Falcon

Aterragem falhada do primeiro andar do Falcon 9

A empresa norte-americana SpaceX falhou esta terça-feira a recuperação do primeiro andar do Falcon 9, o foguetão lançador da sua cápsula Dragon, lançada com sucesso para a Estação Espacial Internacional, indicou o seu presidente, Elon Musk.

“O engenho aterrou na barca, no Oceano Atlântico, mas de uma forma demasiado brutal para sobreviver”, escreveu Elon Musk em mensagem divulgada através da rede social Twitter.

Esta foi a terceira tentativa de controlar a descida do primeiro andar do Falcon 9 depois da separação do resto do lançador.

Era suposto o módulo do foguetão da SpaceX aterrar com suavidade numa barca, a várias centenas de quilómetros ao largo do Estado norte-americano da Florida.

A empresa californiana há dois anos que trabalha no desenvolvimento de tecnologias que permitam a recuperação do primeiro andar do lançador, para reduzir custos.

Um sucesso poderia revolucionar o sector do lançamento de satélites comerciais, no qual a SpaceX concorre com a francesa Arianespace, que é a líder mundial.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.