//

Sondagem que provocou protestos de mulheres no Brasil estava (mais ou menos) errada

Eu-Não-Mereço-Ser-Estuprada / Facebook

-

O Instituto de Pesquisa Económica Aplicada do Brasil (IPEA) reconheceu esta sexta-feira ter errado no resultado da sondagem que provocou protestos de mulheres na internet ao apontar que 65,1% dos brasileiros acreditavam que roupas curtas motivam ataques sexuais.

O resultado correto aponta que 26% dos brasileiros concordam, total ou parcialmente que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” e 70% discordam.

Após a deteção do erro, Rafael Guerreiro Osório, o director da área social do Instituto, pediu para ser exonerado.

O equívoco foi ocasionado pela troca de gráficos do resultado da sondagem, e foi considerado “relevante” pelo Instituto.

Na verdade, os 65,1% dos entrevistados afirmaram foi que “mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar“, o que também gerou reacções indignadas nas redes sociais.

A sondagem com o resultado errado, que foi reproduzida em diversos meios da imprensa brasileira e internacional, motivou um protesto pela internet no qual milhares de mulheres divulgaram fotos seminuas com o “hashtag” #eunaomerecoserestuprada.

A pesquisa foi feita com 3.810 pessoas, entre mulheres e homens, entre maio e junho de 2013.

O IPEA é uma fundação pública, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência brasileira, responsável por realizar sondagens que forneçam suporte técnico para a formulação de políticas públicas.

Criadora da campanha diz que erro do IPEA não desqualifica mobilização

A correcção emitida esta sexta-feira “desqualifica o IPEA, não o nosso protesto”, defende Nana Queiroz, a criadora da campanha de Facebook “Eu não mereço ser estuprada”.

“26 por cento é uma percentagem muito grande e vamos lutar até chegar a zero”, diz Queiroz à BBC Brasil. “Na verdade não ficamos tristes, ficamos felizes, porque a sociedade está menos atrasada do que pensávamos.”

Eu-Não-Mereço-Ser-Estuprada / Facebook

Cover fotoda página Facebook do movimento "Eu não mereço ser estuprada"

Cover foto da página Facebook do movimento “Eu não mereço ser estuprada

ZAP/Lusa/BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.