Sonda Rosetta já lançou módulo Philae sobre cometa

C. Carreau / ATG medialab / ESA

Depois de dois anos adormecidas, a nave Rosetta e a sonda Philae encontram o seu  cometa

Depois de dois anos adormecidas, a nave Rosetta e a sonda Philae encontram o seu cometa

A sonda espacial europeia Rosetta lançou às 9h03 desta quarta-feira o módulo Philae sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, a uma distância de 22 quilómetros, informou a Agência Espacial Europeia (ESA).

A partir do centro de controlo de operações da ESA na cidade alemã de Darmstadt, o diretor de voo da Rosetta, Andrea Acommazzo, disse que a manobra de separação se realizou “com êxito” e que o robô Philae vai a caminho do cometa, no qual deverá aterrar cerca de sete horas depois do lançamento.

Trata-se da primeira vez que uma nave está tão próxima de um cometa, algo que alguns especialistas compararam em termos de importância científica e complexidade técnica à chegada à Lua ou à missão japonesa Hayabusa, que em 2005 inspecionou a superfície de um asteróide.

A ESA voltará a receber um sinal do Philae às 10h58 TMG (mesma hora em Lisboa), indicando que o módulo continua o seu percurso.

A Rosetta chegou em agosto perto do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, depois de uma viagem de 10 anos através do sistema solar, para estudar a sua origem, numa altura em que o cometa ainda não está ativo porque está localizado a uma distância de 450 milhões de quilómetros do Sol.

A aterragem, que representa um verdadeiro desafio tecnológico, deverá ocorrer numa zona designada Agilkia, situada num lado do cometa onde chega a luz solar, energia que permitirá alimentar o pequeno robot.

Se sobreviver, o Philae irá medir o campo magnético do cometa e realizar testes, até 30 centímetros de profundidade, dos materiais da superfície do núcleo na fase de atividade máxima, enquanto se aproxima do Sol.

A ESA quer estudar a cauda do cometa, averiguar a água que o corpo celeste possui e perceber se o líquido é como o da Terra, bem como analisar a existência de moléculas complexas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.