Sonda Kepler da NASA poderá estar perdida no espaço

JPL-Caltech / Ames / NASA

O telescópio espacial Kepler, da NASA

O telescópio espacial Kepler, da agência espacial norte-americana NASA, que orbita o Sol à procura de planetas habitáveis no do espaço, está a enfrentar problemas e encontra-se em “modo de emergência” a 120.700.800 quilómetros da Terra.

Segundo um comunicado divulgado pela NASA este domingo, os engenheiros da agência espacial descobriram na quinta-feira que a Kepler estava em modo de emergência, o nível operacional mais baixo da nave.

“Tirar a nave do estado de emergência é uma prioridade para nossa equipa neste momento”, salientou o chefe da missão deste telescópio, Charlie Sobeck.

A equipa técnica do Kepler declarou o nível de “emergência” na nave espacial, o que lhes permite ter um acesso prioritário às comunicações que a NASA envia ao espaço.

Apesar destes esforços, a grande distância que separa a nave da Terra dificulta as comunicações e torna-as muito lentas, de modo que mesmo à velocidade da luz um sinal de som demoraria 13 minutos para chegar à nave e voltar.

O último contacto com o telescópio Kepler aconteceu no último dia 4 de abril. Desde então, a nave estava a operar correctamente.

O Kepler completou sua primeira missão espacial em 2012 e, desde então, permitiu à NASA identificar a possível existência de 5.000 planetas fora do sistema solar, dos quais a agência espacial já confirmou a existência de cerca de mil.

O telescópio Kepler procura os chamados exoplanetas, vigiando as alterações de intensidade do brilho das estrelas, que podem ser provocadas pela passagem de um planeta bastante escuro pelo disco brilhante do Sol.

Em 2013 o Kepler experimentou problemas técnicos graves, perdeu dois dos seus quatro giroscópios, e temeu-se que poderia ter chegado ao fim da sua vida útil. Mas em 2014 a NASA “reanimou” a sonda espacial, recorrendo à pressão solar para orientar o telescópio.

O Kepler iniciou então uma nova missão, chamada “K2”, com a qual, além de procurar planetas fora do sistema solar, o telescópio tenta identificar estrelas jovens, supernovas e outros corpos astronómicos.

Entre as maiores conquistas do telescópio está a descoberta em 2015 do planeta Kepler 438b, o “primo da Terra”, nome com o qual a NASA baptizou o primeiro planeta descoberto numa zona habitável na órbita de uma estrela similar ao sol.

Esta posição faz do Kepler 438b num dos melhores candidatos a acolher vida extraterrestre.

ZAP