/

Sonda Curiosity está encalhada em Marte

1

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda Curiosity está a passar por uns maus momentos na superfície de Marte. O módulo explorador da NASA teve um problema na broca de perfuração, que acabou por ficar presa, o que inutilizou as atividades do robô no planeta vermelho, mais precisamente no monte Sharp. 

O problema foi descoberto no início do mês por cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que perceberam que a sonda não conseguiu realizar a perfuração que estava programada.

A Curiosity depende de um sistema de perfuração que envolve um martelo e uma broca giratória, mas, infelizmente, houve um pequeno problema elétrico que causou um mau funcionamento nas marteladas.

E, até que os engenheiros responsáveis conseguissem diagnosticar a origem do defeito, a sonda teve de esperar.

Aliás, há mais ou menos um ano, a sonda foi afetada por outro problema – uma falha no motor que abre a câmara de processamento de amostras. No entanto, segundo Ashwin Vasavada, cientista do projeto da Curiosity, “o problema era intermitente mas já desapareceu”.

O novo problema parece estar relacionado com o mecanismo de movimentação vertical da broca, o que dá a entender que um freio do sistema não desengatou e fez com que a sonda ficasse presa.

“Conseguimos determinar que o problema mais provável era o freio. E conseguimos ter um sucesso parcial em mover o mecanismo de alimentação da broca e desprender a sonda”, afirmou Vasavada.

Mas, por enquanto, nada é definitivo. O problema voltou a aparecer e ainda falta descobrir o que é que tem causado essa intermitência no mecanismo de exploração da Curiosity.

A sonda tem como objetivo escalar o monte Sharp, o pico central da cratera Gale, que pode ter abrigado um lago de água salgada há mil milhões de anos – por isso que o veículo faz várias perfurações no solo, para avaliar a composição mineral e orgânica no local.

Agora, a Curiosity está parada na formação de Murray, uma região íngreme e irregular, mas que tem trazido várias informações importantes quanto à sua origem e de outros terrenos marcianos.

ZAP / Canaltech

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.