Som ambiente usado para carregar bateria de telemóveis

21millimeter / Flickr

-

Um projeto de investigadores da universidade de Queen Mary, em parceria com a Nokia, criou um protótipo que usa o som para recarregar a bateria dos smartphones ou de outros aparelhos eletrónicos. Embora, para já, não venha a substituir totalmente os carregadores tradicionais, poderá ser muito útil se for comercializado.

Estamos em época de festivais de verão e os smartphones são um acessório essencial para todos os festivaleiros. Vídeos, fotos, posts nas redes sociais, troca de mensagens. Tudo isto ajuda a arrasar com as baterias dos telefones, criando depois o problema de ter de as carregar. Pois bem, no próximo ano é provável que tal problema já não aconteça e um festival de música seja dos melhores locais para carregar o seu telemóvel usando o… som ambiente.

Trata-se de um sistema que recorre às propriedades piezoelétricas do óxido de zinco repondo a carga na bateria por intermédio de um acumulador. O sistema funciona através das vibrações e do som, dispensando então a corrente elétrica e, como tal, usando um método mais amigo do ambiente.

O projeto tem o apoio da Nokia e está a ser liderado por cientistas da universidade de Queen Mary, em Londres, entre os quais se encontra Joe Briscoe que destacou a possibilidade de o carregamento via som poder mesmo “aumentar a autonomia das baterias”. E não se trata só de smartphones pois vários outros aparelhos eletrónicos, que têm baterias semelhantes, poderão beneficiar deste método.

Por enquanto, a previsão é que este sistema, quando comercializado, não substitua totalmente os carregadores elétricos. “Carregar através do som e das vibrações pode ajudar a melhorar a usabilidade de dispositivos eletrónicos e permitir que eles funcionem por mais tempo, sem a preocupação de os ligar a um carregador”, diz Joe Briscoe. Para que o carregamento por som funcione em exclusivo seria necessário captar mais energia do som ambiente e os níveis atuais ainda não o permitem.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.