Solução de desespero no Novo Banco tira milhões a investidores

2

Novo Banco

O Banco de Portugal anunciou a capitalização do Novo Banco através de uma medida que retira do passivo da instituição 1985 milhões de euros de dívida detida por grandes investidores, devolvendo-os ao antigo BES.

É uma “solução de quase “desespero””, como destaca o jornal Público, lembrando que o Novo Banco tinha que resolver, antes da chegada de 2016, a insuficiência de capital, conforme os cânones do Banco Central Europeu, para evitar uma situação de resgate interno – o chamado bail-in.

As novas regras europeias em termos de intervenção nos Bancos, que vão entrar em funcionamento no novo ano, ditam que os encargos passem dos contribuintes para os investidores das instituições em causa, envolvendo todos os obrigacionistas, mas igualmente quem tiver depósitos superiores a 100 mil euros.

Governo e Banco de Portugal procuraram a todo o custo que uma situação dessas não ocorresse no Novo Banco e a solução foi devolver 1985 milhões de euros em obrigações sénior, que tinham sido emitidas pelo BES, ao “Banco Mau”.

É um bail-in parcial que atira para os clientes institucionais, os chamados investidores qualificados, como fundos de investimento, de pensões e bancos, os custos deste processo de capitalização que promove a melhoria do balanço do Novo Banco.

“Esta medida protege todos os depositantes do Novo Banco, os credores por serviços prestados e outras categorias de credores comuns”, afiança o Banco de Portugal em comunicado.

Já os investidores afectados perdem as garantias de recuperação do seu dinheiro, sendo muito provável a sua perda total.

Esta redução de passivo permite também ao Banco de Portugal preparar o relançamento da segunda tentativa de venda do Novo Banco que vai ocorrer em Janeiro.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. os bancos que vivam com o dinheiro que ganham dos contribuintes que reduzam os grandes salários dos gestores que afinal não sabem trabalhar conforme o que se tem visto.

  2. A solução está como aqui, basta ver o video para perceber que nunca vamos conseguir nada neste Pais em que ainda se continua a pagar os estragos dos privados com dinheiros públicos, é deixa los cair como qualquer empresa.
    Vejam o video e percebam do que falo https://youtu.be/1L3lamRU8dY

  3. Vejam o video para perceberem o porque de nunca mais Portugal ser ninguém como Pais, dinheiros públicos a entrar em bancos privados entre tantas outras coisas mal feitas desde entrar no euro e que acha o contrário pois veja o video.
    Ao fim destes todos no Euro como Pais estamos bem tramados tanto que este já nem é nosso e a miséria cada vez é mais .
    youtu.be/1L3lamRU8dY

  4. Então mas vai haver já agora em Janeiro uma nova tentativa de venda do Novo Banco? Não percebo nada de nada, o governo anterior queria vender era criticado pela esquerda, vendeu as transportadoras e o senhor Costa parece que já reverteu as vendas sem explicar quanto nos vai custar para além da inoperância e do desfalque que as mesmas continuarão a dar ao país, quer reverter a venda da TAP que a acontecer todos nós sabemos mais ou menos o resultado que vai dar e teve agora o Banif com 60% de capital do Estado vendeu, agora vai o Novo Banco, afinal ninguém vai entender a estratégia deste governo, será que as coisas só são boas quando está na oposição?

RESPONDER

-

PJ desmantelou organização criminosa ligada ao tráfico de drogas por via áerea

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma organização criminosa, sediada na região de Lisboa, dedicada ao tráfico internacional de estupefacientes por via aérea que decorria há dois anos e durante a qual foram detidas várias pessoas. A …

O papa Francisco

Visita do Papa abre excepção para gastos até 5 milhões por ajuste directo

O governo criou uma excepção à medida no âmbito da visita do Papa a Fátima, permitindo a contratualização de despesas por ajuste directo até um montante máximo de 5,1 milhões de euros. O novo decreto-lei publicado …

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado constituído arguido na Operação Marquês

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado está a ser interrogado pelo Ministério Público depois de ter sido constituído arguido, esta quarta-feira, no âmbito da Operação Marquês, o processo que envolve José Sócrates. De acordo com a …

O ministro das Finanças, Mário Centeno, no debate do OE 2017

Centeno exalta-se com as críticas do PSD. "Não faz ideia do que é um banco!"

Mário Centeno zangou-se no Parlamento com as críticas do deputado do PSD António Leitão Amaro e aumentou o tom para lhe responder, durante a audição sobre a Caixa Geral de Depósitos. "Não faz a menor ideia …

-

Atentado suicida contra forças governamentais faz dezenas de mortos no Mali

Um bombista suicida matou esta quarta-feira pelo menos 37 ex-rebeldes e membros de grupos armados pró-governamentais na cidade de Gao, no norte do Mali, indicou uma fonte militar. Fontes médicas falam em mais de 60 mortos. "Um …

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos

Bastonário da Ordem dos Médicos alerta para o "negócio milionário" da Saúde 24

Um dia antes das eleições que vão escolher o seu sucessor, José Manuel Silva denuncia a linha de apoio como sendo um "negócio milionário" e um "desperdício", comparando com a situação no SNS, onde "quase …

Apanha da azeitona

Autarca denuncia trabalho escravo no Alentejo

Há trabalhadores imigrantes que vivem em condições deploráveis no Alentejo, uma situação de verdadeiro "trabalho escravo" que é "uma vergonha" para o país. A denúncia é feita por um autarca em plena campanha da apanha …

-

Infarmed alerta para riscos de automedicação com omeprazol

O Infarmed vai alertar a população para os riscos da automedicação com omeprazol, um fármaco para a úlcera gástrica e a doença do refluxo gastro esofágico, cuja utilização prolongada sem indicação clínica tem "efeitos adversos …

-

Autor do ataque em Istambul planeou massacre na praça de Taksim

O autor confesso do atentado perpetrado numa discoteca na noite de passagem de ano em Istambul declarou que o plano inicial era cometer um massacre na praça Taksim, no centro da cidade turca, informa o …

Manuel Valls, primeiro-ministro da França

Manuel Valls agredido com um estalo durante campanha em França

O ex-primeiro-ministro de França e candidato às presidenciais francesas, Manuel Valls, foi recebido com um estalo de um jovem, esta terça-feira, quando saía do edifício camarário de Lamballe, na região da Bretanha. Enquanto cumprimentava a população, …