/

Militar evita ataque terrorista no museu do Louvre

Yoan Valat / EPA

-

Um militar francês disparou esta sexta-feira sobre um homem que tentou atacar outro soldado com uma machete junto ao Museu do Louvre, em Paris, disseram fontes policiais à agência France Press.

De acordo com as fontes policiais, o atacante, que terá tentado entrar no centro comercial subterrâneo que dá acesso ao museu, ficou gravemente ferido em virtude dos disparos.

A imprensa francesa escreve que o homem estava a tentar entrar com mais do que um saco ou mochila e foi-lhe barrado o acesso por um militar. Foi aí que o suspeito o agrediu com uma machete, tendo gritado “Allahu Akbar” (“Deus é grande”).

Outro militar saiu em sua defesa e disparou cinco tiros sobre o suspeito, atingindo-o na zona do ventre. O militar, membro da divisão antiterrorista “Sentinelle”, apresenta ferimentos ligeiros na cabeça provocados pelo golpe da catana.

Apesar de carregar os sacos, não foram encontrados quaisquer explosivos no seu interior. Toda a zona do Louvre está a ser isolada pelas autoridades francesas, que cortaram o trânsito na área de acesso ao museu.

O homem, cuja identidade ainda é desconhecida, foi transferido para o Hospital Georges Pompidou, na capital francesa, sob forte vigilância policial. Ao final da manhã, foi sujeito a uma cirurgia e os médicos disseram que se encontra com prognóstico reservado.

O ministro do Interior difundiu através do Twitter que “um sério incidente de segurança pública teve lugar na zona do Louvre”. Por sua vez, o primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, afirmou que este se trata de um “ataque de natureza terrorista”.

Em comunicado, o Presidente François Hollande, saudou “a coragem e a determinação demonstrada pelos militares na neutralização do atacante”.

Cerca de 250 visitantes estavam no museu na altura do ataque, estando agora a ser evacuadas pelas autoridades.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.