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Solar Impulse 2 cruzou o Atlântico e aterrou em Sevilha

Jean Revillard/ Solar Impulse/ Rezo

Solar Impulse 2 a aterrar em Sevilha depois de atravessar o Atlântico

O avião Solar Impulse 2, que voa unicamente com energia solar, aterrou na manhã desta sexta-feira no aeroporto de San Pablo, em Sevilha, Espanha, após cruzar o Atlântico Norte e superar uma das mais difíceis etapas da sua volta ao mundo.

O avião, pilotado pelo suíço Bertrand Piccard, voa sem combustível, apenas com energia solar, e demorou dois dias, 23 horas e dez minutos para cruzar o Atlântico Norte, depois de ter partido, na segunda-feira, do Aeroporto JFK, em Nova Iorque.

“Bertrand Piccard desembarcou em Sevilha, completando o primeiro voo de 70 horas a energia solar pelo Atlântico”, afirma um comunicado da equipa.

O Solar Impulse 2 aterrou pelas 7h38 (6h38 em Lisboa), completando assim a 15ª etapa da sua volta ao mundo.

A travessia, de quase 6.300 quilómetros, é considerada umas das etapas mais difíceis deste projeto, tendo em conta a sua duração, as condições meteorológicas e o intenso tráfego aéreo na zona.

O primeiro voo de longo curso de um avião a energia solar foi feito em abril de 2010.

O Solar Impulse 2, que utiliza somente a energia do sol, foi apresentado ao público em abril de 2014 e, em junho, foi testado com sucesso.

O peso da aeronave é 2,3 toneladas, com 17,2 mil painéis solares que produzem a energia para o funcionamento dos motores, com uma velocidade máxima de 140 quilómetros por hora.

O Solar Impulse 2 iniciou a viagem pelo mundo em Abu Dhabi, a 9 de março de 2015. O avião já visitou Omã (Muscat), a Índia (Varanasi), o Myanmar (Mandalay), a China (Chongqing e Nanjing) e o Japão (Nagoya).

No início de julho, chegou ao Havai, estabelecendo o mais longo recorde de voo sem escalas, de 120 horas. Durante esse período, as baterias superaqueceram e ficaram inutilizadas.

ZAP / Lusa

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