/

Sócrates terá recebido 40 entregas em dinheiro só este ano

19

unaoc / Flickr

https://secure.flickr.com/photos/unaoc/4702140821/sizes/o/

O ex-primeiro.ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates terá recebido mais de um milhão de euros em dinheiro, de 2011 até 21 de Novembro de 2014, data da sua detenção no âmbito da “operação Marquês”.

Só em 2014, os investigadores terão detectado 40 entregas em dinheiro, no total de 400 mil euros. A informação é avançada pelo semanário SOL, que adianta que as entregas terão sido feitas quer pelo motorista, João Perna, quer pelo amigo e empresário Carlos Santos Silva.

Segundo o mesmo jornal, as quantias entregues terão sido usadas para pagar almoços, viagens, nomeadamente as deslocações de José Sócrates a Paris, e as despesas que sustentariam “a vida de luxo que exibia”.

O dinheiro terá sido levantado de uma conta de Santos Silva, entregue em envelopes pelo próprio empresário ou pelo motorista João Perna.

Santos Silva é suspeito de ser o “testa-de-ferro dos cerca de 20 milhões de euros” que o ex-primeiro-ministro terá “recebido em luvas durante os dois mandatos” em que liderou o Governo.

Na ausência do empresário, frequentemente ausente no estrangeiro, seria o advogado Gonçalo Trindade Ferreira, também detido no âmbito da mesma operação, a efectuar os levantamentos.

Ainda segundo o SOL, confrontado com estas alegações durante o interrogatório, Sócrates terá declarado tratar-se de “um empréstimo de Carlos Santos Silva, que iria saldar mais tarde.”

Segundo o jornal apurou, terá cabido ao motorista fazer o maior número de entregas – informações negadas por João Araújo, o advogado do ex-primeiro-ministro, que esta quinta-feita afiançou que João Perna “nunca foi a Paris” nem levou malas de dinheiro a Sócrates.

As declarações de João Araújo foram proferidas no dia em que o motorista João Perna foi interrogado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), em Lisboa.

ZAP

 

19 Comments

    • Percebo o que não os preocupa (Júlia e Silva)… Os nºs redondos e os aproximados por excesso e por defeito… Dos cortejos ao adro, avionetas com tiras, e hino a acompanhar “obrigado pela vida(inha) Sócrates…”
      – São transversais e convergentes as “transcrições” púplicas do processo – Parece que Já havia entidade corruptora e depois é que houveram buscas… E deram lugar a outro dedito por falsificação de documentos… Pura “Estratégia da investigação”?
      Mais do que com o nº de vezes, estou interessado que a justiça eventualmente venha a fundamentar (acusação formal) o montante global, já que os parciais também são relevantes para a justiça.

  1. Que injustiça, era apenas a mesada da mamae, que lé esta artigo vai pensar que ele deixou o pais na falencia dos anos gloriosos que reinou….

  2. Estamos num país de aldrabões e depois este advogado ainda tem a “lata” de dizer o que motorista nunca foi a Paris. Como é possivel que ainda ande muito do zé povinho enganado quanto ao dito Senhor Socrates que pediu € 120.000 para fazer um cursito de Filosofia e deu para viver à grande e à frances.

    Já agora, écerto que aquele amigalhaço que lhe deu as notas +ara a formação a um Domingo já morreu mas mesmo assim não há ninguém neste país que lhe tire a licenciatura ? Ou seja, se eu aldrabar um titulo academico não sou castigao por usurpar tito de cargo não habilitado .

    Já agora como estamos no Natal, tenham pena do coitadito e só o deixem estar lá mais dois anitos. Que rica prenda não ?

  3. Caros Amigos
    Desculpem os erros de ortografia anteriores, mas fico de tal modo irritado com estas palhaçadas que nem raciocino direito. BOM NATAL PARA TODOS.

    • Preocupado com os erros? Palhaçada é o que você escreve, com erros ou sem erros. Sabe lá você o que se passa na vida dos outros, seja este caso ou outro qualquer. Invente mas não comente!

      • Só acho triste que perante tantas situaçoes que em que este sujeito já foi acusado ainda haja tanto tuga com os olhos tapados e a defende-lo!!! Por isto é que estamos nesta situação…

      • Acusado e depois ilibado…Não se esqueça! Estamos nesta situação porque o voto ainda é soberano. Os “tugas” como você, com os olhos tapados, quando houver eleições, lá vão votar nos “mesmos”, naqueles que se safam por terem os juízes amigos do partido!

  4. Só é pena que os autores destas falcatruas “Socráticas” e “Pórticas”, que contribuíram para levar o país à falência, não sejam julgados pela justiça chinesa, que é exemplar para crimes de corrupção. Mas cada vez menos os Portugueses estão dispostos a tolerar certa escumalha que nos tem governado nas últimas décadas.

  5. Eu aceitaria que viessem para aqui vomitar odio contra Socrates se nao denunciasse um amor profundo por outros politicos tao maus ou ate piores.

  6. Tanto ódio por uma pessoa, esse ódio pertence àqueles que vivem melhor hoje do que em 2010, mas a maior parte dos portugueses vivem pior agora

  7. Carlota, porque é que acha que a maioria dos portugueses vivem pior hoje do que em 2010 ??? será que foi por causa da rica herança que os 2 governos do Pinóquio deixaram os cofres do Estado cheios de dinheiro ??? acha que é com austeridade que um politico fica bem na fotografia, a aumentar impostos ???’ acha mesmo ??? os políticos gostam é de dar e não tirar … isso é que dá votos …. Este que está lá agora, desde o primeiro dia ainda não deu nada a ninguém, foi só tirar, acha que alguém gosta no de fazer isto ????

  8. Por acaso até gosto do rapaz… é bem aparecido e simpático….. mas tudo isso não significa que não seja julgado… punido pelo mal e recompensado pelo bem… mas olhem que o povo diz: onde há fumo, há lume…. nas casas deste rapazinho HÁ MUITO LUME….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.