/

Sócrates não está impedido de dar entrevistas

José Goulão / Flickr

José Sócrates, durante as gravações da mensagem de Natal de 2008.

José Sócrates, durante as gravações da mensagem de Natal de 2008.

Pedro Delille, um dos advogados de defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates, detido desde Novembro sob acusações de corrupção e fraude, rejeita que este tenha dado uma entrevista, mas realça que ele não está impedido de o fazer.

À saída do Estabelecimento Prisional de Évora, o advogado Pedro Delille garantiu aos jornalistas que José Sócrates “nunca foi impedido” de dar entrevistas.

Não há nenhuma decisão nesse sentido do director geral” dos Serviços Prisionais, frisou, confirmando que o ex-chefe de governo socialista formulou um pedido para conceder uma entrevista, que não obteve, “até agora”, resposta.

A estação de televisão TVI divulgou, na sexta-feira, as respostas escritas do ex-primeiro-ministro a seis perguntas, mas, “para efeitos ilegais”, isso “não foi uma entrevista”, considera o advogado de defesa.

“Foi o que foi: foram umas perguntas formuladas por escrito, respondidas por escrito”, distingue.

“Ano novo, vida nova. Houve um tempo que foi para os tablóides, a partir de agora vamos esperar pela justiça, para ver o que é que há mesmo de factos”, disse ainda o advogado, dando a entender que Sócrates não deverá continuar a falar para a comunicação social.

Nas respostas à TVI, o ex-primeiro-ministro alega “legítima defesa” para prestar declarações.

“Sei que quiseram inibir-me de falar”, diz, qualificando a prisão preventiva a que está sujeito desde 25 de Novembro como “uma infâmia”.

José Sócrates foi detido a 21 de Novembro, no aeroporto de Lisboa, proveniente de Paris, e foi acusado de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.