Sobe para 44 número de mortos no duplo atentado em Istambul

Tolga Bozoglu / EPA

-

O duplo atentado em Istambul, reivindicado por um grupo pró-curdo, fez 44 vítimas mortais, segundo o novo balanço do governo turco.

O ministro da Saúde turco, Recep Akdag, atualizou esta segunda-feira o número de vítimas do duplo atentado de sábado à noite, em Istambul.

Entre as vítimas mortais contam-se 36 polícias. Mais de 150 feridos continuam hospitalizados.

No sábado à noite, um veículo armadilhado explodiu junto ao estádio do Besiktas, duas horas depois de um jogo entre a equipa local e o Bursaspor. Quase um minuto depois, um bombista suicida fez-se explodir, entre um grupo de polícias, no parque Maçka, muito próximo do estádio.

O vice-primeiro-ministro, Numan Kurtulmus, afirmou que foram usados “entre 300 e 400 quilogramas de explosivos”, noticiou o jornal da oposição BirGun.

O grupo armado Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), uma cisão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, ilegalizado na Turquia), reivindicou a autoria do atentado.

O ataque “foi realizado com grande precisão” por dois membros da organização, afirmou o TAK em comunicado, garantindo que “mais de 100 polícias” foram mortos.

A agência noticiosa semipública Anadolu informou terem sido detidos cerca de 200 membros do Partido Democrático dos Povos (HDP), pró-curdo e de esquerda, sob várias acusações.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.