Snowden quer voltar aos EUA se lhe garantirem julgamento justo

Edward Snowden, o ex-analista da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA) refugiado há quase dois anos em Moscovo, quer regressar ao seu país, mas só se lhe garantirem um julgamento justo, disse esta terça-feira o seu advogado russo.

“Deseja voltar e estamos a fazer os possíveis para consegui-lo”, declarou Anatoli Kucherena numa conferência de imprensa em que precisou que o informático que denunciou um esquema maciço de espionagem das comunicações por parte dos Estados Unidos quer ter um julgamento justo, segundo a agência Interfax.

De acordo com o advogado, por agora, a única promessa que o procurador-geral dos Estados Unidos fez é que, no caso de regressar e de ser submetido a julgamento, Snowden não será condenado à pena capital.

Desde que chegou à Rússia, a 23 de junho de 2013, fugindo da justiça norte-americana, Snowden, de 31 anos, vive em local não-determinado daquele país, graças a um asilo temporário que lhe foi concedido pelas autoridades russas.

O seu advogado explicou hoje que, embora “viva como um homem livre”, tem de ocultar os pormenores da sua vida por motivos de segurança.

“É claro que cumpre medidas de segurança. Mas também viaja, vai às lojas, aos museus, aos teatros. É um homem livre“, afirmou Kucherena.

Snowden, procurado por espionagem nos Estados Unidos, recebeu em julho de 2014 o visto de residência por um prazo de três anos, pelo que poderá viver na Rússia até 1 de agosto de 2017.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.