/

Sismo de magnitude 7.5 faz centenas de vítimas no Afeganistão e Paquistão

Sismo de 7.7 no Afeganistão, também sentido no Paquistão e na Índia

Um forte sismo, com uma magnitude de 7.5 na Escala de Richter, abalou esta segunda-feira a região hindu de Kush, no Afeganistão, sendo também sentido fortemente no Paquistão e na Índia.

Segundo o European-Mediterranean Sismologic Center, o tremor de terra ocorreu a 190 quilómetros de profundidade às 14h09 locais (09h09 em Portugal) e o epicentro localizou-se numa zona remota do leste do Afeganistão, 260 quilómetros a noroeste de cidade paquistanesa de Peshawar.

Segundo noticia da France Presse, o sismo, com a duração de cerca de um minuto, também foi sentido em Cabul, Islamabad, no Paquistão, e em Nova Deli, na Índia.

O balanço  vai já em mais de 100 mortos e outras centenas de feridos, sendo que a maioria das vítimas perdeu a vida no Paquistão.

Por sua vez, o Instituto Geológico dos Estados Unidos também confirmou o sismo e retificou de 7,7 para 7,5 a respetiva magnitude, indicando, porém, que se registou a uma profundidade de 213,5 quilómetros.

Inicialmente, a autoridade geológica do Afeganistão tinha falado de um sismo de 8,1 na escala de Richter, baixando-o, depois, também para 7,7 e, posteriormente, para 7,5.

Em Islamabad e Nova Deli milhares de pessoas fugiram para as ruas após o violento sismo, que faz abanar vários edifícios.

Pelo menos 12 raparigas morreram e 35 ficaram feridas ao fugirem em pânico da escola durante o forte sismo que abalou o norte do Afeganistão, informaram as autoridades.

Este terramoto acontece seis meses depois do sismo no Nepal que matou mais de nove mil pessoas.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.