Sismo de 6,5 na Indonésia faz uma centena de mortos

Hotli Simanjuntak / EPA

-

A província de Aceh, no norte da Indonésia, foi esta quarta-feira surpreendida por um sismo de 6.5 na escala de Richter. O último balanço oficial dá conta de mais de 90 mortos e centenas de feridos.

Morreram 97 pessoas, mas o número vai continuar a aumentar”, afirmou Tantang Sulaiman, responsável do exército desta região na Indonésia, citado pela BBC.

O sismo, de 6,5 na escala de Richter, surpreendeu esta quarta-feira a população da província de Aceh, no extremo norte de Samatra.

O terramoto ocorreu às 05h03 locais, com epicentro a dez quilómetros a norte da localidade de Reuleuet, indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

Um anterior balanço dava conta de 54 mortos e estima-se que haja centenas de feridos. Para já, não foi emitido alerta de tsunami.

Recorde-se que, em 2004, um forte sismo provocou um tsunami, na mesma região do país, que causou a morte de mais de 160 mil pessoas.

Um porta-voz da agência nacional de desastres da Indonésia informou que mais de 200 casas e estabelecimentos comerciais ficaram totalmente destruídos, assim como 14 mesquitas. Um hospital e uma escola estão também com muitos danos.

“Estimamos que o número de baixas vai continuar a aumentar porque muitos residentes continuam debaixo dos destroços. A operação de resgate continua”, declarou Sutopo Nugroho.

A Indonésia é propensa a terramotos porque se encontra no chamado “Anel de Fogo”, a linha de sismos e erupções vulcânicas frequentes que circunda praticamente todo o Pacífico.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.