/

Sindicatos ameaçam com greve nos aeroportos no fim de ano

Os trabalhadores da Groundforce e da Portway decidem no próximo dia 26 se vão fazer greve no fim do ano, anunciou o Sitava.

Os trabalhadores de “handling” (assistência em terra) da Groundforce e da Portway aprovaram esta segunda-feira um plenário no dia 26 para decidir a marcação de uma greve entre 28 e 30 de dezembro, anunciou o sindicato do setor (Sitava).

A decisão foi aprovada esta manhã, num plenário realizado em Lisboa durante uma concentração de trabalhadores em frente à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que o Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (Sitava) acusa de condicionar a atividade de assistência nos aeroportos.

O sindicalista Fernando Henriques, em declarações à Lusa, adiantou que os Assistentes de Portos e Aeroportos (APA) poderão também aderir a esta greve, estando marcado para a próxima quarta-feira um plenário do sindicato com estes trabalhadores.

Esta segunda-feira, o Público avançou que, entre 2010 e 2015, o número de greves no setor privado diminuiu de 199 para 95, ou seja, uma redução de 53%.

Além disso, durante o mesmo período, o número total de trabalhadores envolvidos nos protestos também caiu 83%.

Segundo o mesmo jornal, o setor dos transportes e armazenagem – onde se incluem empresas públicas como a Carris ou a CP – continua a ser o que tem o maior número de paralisações, representando 37% do total em 2015.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.