/

Silva Carvalho entrega provas de práticas ilegais nas secretas

2

Os juízes que vão julgar Jorge Silva Carvalho receberam do ex-espião um pedido de acesso a informação que poderá demonstrar que as ilegalidades no funcionamento dos serviços de informação das quais é acusado, como o acesso a registos telefónicos, eram prática comum.

De acordo com o Diário de Notícias, Jorge Silva Carvalho, antigo diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), entregou ao tribunal uma carta lacrada onde pede o levantamento do segredo de Estado para o tribunal ter acesso a um conjunto concreto de documentos que estão no arquivo das secretas e mostram que, no passado, também houve acesso a faturação detalhada de telemóveis.

O jornal descreve que o ex-espião terá dado indicação ao tribunal de outras operações dos serviços de informações em que houve o recurso a registos de telemóveis através de fontes dos serviços de informações nas operadoras de telecomunicações, tal como aconteceu no caso do acesso a faturação detalhada do jornalista Nuno Simas.

Jorge Silva Carvalho é acusado de corrupção, violação do segredo de Estado, acesso ilegítimo a dados pessoais e abuso de poder no chamado Caso das Secretas.

O caso teve origem em suspeitas de acesso ilegal à faturação detalhada do telefone do jornalista Nuno Simas e, além de Jorge Silva Carvalho, o Ministério Público tinha deduzido acusação contra o presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos e um funcionário do SIED, João Luís, por violação do segredo de Estado, corrupção e abuso de poder.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.