SIC alvo de críticas por censurar ‘Kingsman’

3

(dr) 20th Century Fox

'Kingsman: the secret service' (2014), de Matthew Vaughn

‘Kingsman: the secret service’ (2014), de Matthew Vaughn

A SIC estreou este sábado o filme Kingsman: Serviços Secretos, com algumas das cenas censuradas. Estes cortes geraram uma onda de indignação por parte dos espectadores na página do canal. 

Kingsman: Serviços Secretos foi a estreia exibida pela SIC neste sábado, dia 28 de janeiro, e teve início pouco depois das 17h30. O que os espectadores não esperavam era que o terceiro canal censurasse várias partes do filme, nomeadamente alguns momentos-chave.

Dos quatro minutos originais da cena do homicídio em massa na igreja, foram exibidos pela SIC cerca de 20 segundos. A cena final, que exibiria momentos íntimos entre o protagonista e outra personagem, foi cortada de uma forma abrupta para o início dos créditos finais.

Também a cena que deveria aparecer no fim dos créditos, uma luta num bar que conclui um dos enredos secundários, simplesmente não foi exibida. Estes são três exemplos dos vários momentos cortados, segundo o C7nema.

Como seria de esperar, tal desfeita causou indignação no público, que se manifestou na página do Facebook da SIC.

Thread no Facebook da SIC

Entre os vários comentários, leram-se queixas relativas aos tempos de publicidade durante os dois intervalos e sugestões de que o filme fosse antes exibido à noite com a “bolinha vermelha” no canto superior direito. A SIC não prestou qualquer declaração em sua defesa.

Kingsman: Serviços Secretos

Realizado por Matthew Vaughn, Kingsman: The Secret Service é um filme de espionagem que conta com Taron Egerton e Colin Firth como protagonistas.

Com uma boa dose de ação e comédia, engenhos futurísticos e agentes incrivelmente bem treinados, o filme ficou celebrizado pela sua violência gráfica e o cariz politicamente incorreto. Conta-nos a história de um espião de longa data, Harry Hart (Firth), que recruta um rapaz rebelde e humilde, Gary (Egerton), por ver nele um futuro promissor.

Depois de passar pelo treino ultracompetitivo de uma organização secreta de espionagem (Kingsman), Gary, o seu mentor e uma pequena equipa irão enfrentar uma ameaça global: o génio louco da tecnologia, Richmond Valentine (Samuel L. Jackson).

3 Comments

  1. Tb acho muito mau por parte da Sic, cortar algumas partes. Então dos anúncios, quer seja na hora do telejornal ou fora da hora. Anuncios mt longos (quase 15min), quando à uns tempos atras penso q tinha sido decretado que o máximo deveria ser 10min. Claro q a fazerem anuncios grandes, de certa maneira, tenham q fazer cortes.

  2. Ao canal de televisão certamente caber-lhe-á o direito de censurar ou não seja o que for a não ser que esteja obrigado a transmitir toda a porcaria que outros lhe queiram impor, poderia era ter optado por não transmitir mesmo o filme evitando assim a censura, por outro lado muita da violência que existe hoje no mundo é influenciada pelos filmes quase todos eles de índole violenta e isto é que é lamentável.

  3. Já tinha visto o filme e na minha opinião:
    1º – Considero inadequada a censura MAS também considero inadequado o horário de exibição do filme (deveria ser exibido à noite e c/a tal da “bolinha vermelha”);
    2º – Mas à noite não poderia ser exibido, a não ser lá para a meia-noite ou mais, pois somos “lobotomizados” c/2 novelas nacionais e uma brasileira!
    3º – Não sou contra as novelas e acho mt bem que se tenha vindo a dar prioridade à produção nacional; mas não chegavam 2 (vá…) e darem um filme a horas DECENTES??? Sim, a partir das 23:00 horas as crianças/adolescentes que não é suposto verem estes filmes já deveriam estar deitadas…
    Portanto, na minha opinião, sou CONTRA A CENSURA, qualquer que ela seja, por definição; considero é que há horários próprios e canais próprios; c/isto refiro-me ao TELEJORNAL das 20:00 em que é IMPOSSÍVEL uma Família com crianças e/ou adolescentes nessas idades assistir! Existem os canais de notícias para esses fins e as mesmas deveriam ser selecionadas, pelo menos nesses horários….
    Mas enfim, tudo isto é chover no molhado…. eles fazem o que querem e como querem.
    Bom dia para todos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.