Sete em cada dez portugueses querem união política com Espanha

24

SXC

Quase sete em cada dez portugueses concorda que Portugal e Espanha “deviam avançar até alguma forma de união política Ibérica”, segundo uma sondagem publicada pelo Real Instituto Elcano, em Madrid.

Este grupo de reflexão de estudos internacionais e estratégicos que analisa o mundo “de uma perspetiva espanhola, europeia e global” incluiu pela primeira vez uma sondagem feita em Portugal na sua 6.ª edição do Barómetro Elcano da Imagem de Espanha no estrangeiro.

Embora 67,8% dos portugueses entrevistados concordem com “alguma forma de união política” com Espanha, há também 60% que pensam que os espanhóis “interessam-se pouco por aquilo que acontece em Portugal”.

O estudo conclui que os portugueses têm uma imagem muito positiva de Espanha, um país que consideram muito similar ao seu, apesar de metade deles verem “aspetos negativos na forte presença de empresas espanholas no seu país, relacionados com um certo receio de ser colonizados”.

Três em cada quatro portugueses (74%) defendem que a Espanha deve ser o seu melhor aliado na União Europeia, mas só 62% está convencido que isso acontece realmente.

Presidência da República Portuguesa

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa com o Rei de Espanha Felipe VI

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa com o Rei de Espanha Felipe VI

Uma percentagem expressiva de 83% de portugueses acreditam que Portugal e Espanha têm os mesmos interesses no que diz respeito à política internacional, mas apenas 63% afirma que os dois países atuam de forma coordenada nessa dimensão internacional.

O barómetro, elaborado a partir de 4.015 entrevistas a nacionais residentes na Alemanha (400 entrevistados), Reino Unido (400), França (400), Portugal (400), Estados Unidos (400), Colômbia (401), Peru (473), Marrocos (430), China (401), e Índia (400), entre 26 de maio e 9 de junho, revela que 74% dos portugueses elegem a Espanha como o parceiro europeu que devia ser o melhor aliado de Portugal, muito acima da percentagem em França (38%) e na Alemanha (24%).

O Real Instituto Elcano é uma fundação “privada, apartidária e independente tanto do estado espanhol como das empresas que o financiam”.

Tem como objetivo, o estudo da posição da Espanha na sociedade internacional e colocar os resultados das suas análises à disposição da sociedade espanhola.

/Lusa

24 Comments

  1. O Real Instituto Elcano é uma fundação “privada, apartidária e independente ”, mas é espanhola. Seja como for se cada ser humano fosse capaz de ultrapassar esse arcaísmo, entretanto reforçado, chamado “nacionalismo” e adotar uma perspetiva universalista de comunhão entre os povos, ajudando a construir uma comunidade universal chamada “humanidade”, talvez muitos dos problemas com que somos confrontados pudessem, finalmente, ser ultrapassados.

  2. Tretas meus caros, treeetas….Historicamente qualquer tipo de união com Espanha só nos trouxe problemas. E já dizia o ditado “Quem não lembra a História está condenado a repeti-la”, acredito que essas estatísticas foram Inventadas, nada mais, nada menos…nada como uma boa campanha da mídia para influenciar o Zé Povinho. Apenas lembrem-se de outro velho ditado “De Espanha, nem bons ventos, nem…”. Nada tenho contra os nossos vizinhos, mas separemos bem as àguas por favor…

  3. Só agora chegaram a essa conclusão óbvia. O 1640 não devia ter acontecido.
    Mas ainda estamos a tempo de constituir um poder ibérico com algum significado, quanto mais não seja para incomodar os senhores déspotas de Bruxelas.
    Vamos a isso quanto antes.

  4. penso que teria uma potencialidade enorme desde que ambas as soberanias fossem respeitadas….tendo em conta que a américa do sul/latina seria um dos mercados alvos da coligação ibérica, acho que só traria vantagens.

  5. E depois, quando Portugal fosse marginalizado nas “políticas” internas e distribuição de impostos, voltaríamos a querer a independência! Está tudo louco?
    Ainda não atingimos um grau civilizacional suficientemente avançado para uma “perspetiva universalista de comunhão”, porque a corrupção, os interesses, lobbies, etc, minam isto tudo. Está na natureza humana, infelizmente.

  6. Portugal sempre foi independente de Espanha, na dinastia Filipina continuou independente e a eles devemos uma compilação legislativa moderna, em oposição ao caos legislativo que reinava. A chamada independência de 1640 apenas interessou aos donos do nosso país e aos Ingleses que receberam um autêntico império mundial doado pelos braganças a título de dote da Dona Catarina. A união política com o resto de Espanha é um anseio nobre, no momento em que sejam respeitadas as culturas das diversas nações peninsulares.

    • Ñão sabe que o povo português é que quis ser independente???????As elites é que eram a favor da União Ibérica…

  7. Há nos resultados da sondagem uma boa dose de burrice espelhada. Enquadremos as coisas na História e na cultura destes dois países:

    Deixando para trás as eras do Ferro e do Bronze, Lusitanos, Iberos, Celtiberos, as influências Fenícias, etc… Após a queda de Roma, a Península Ibérica pré-Portugal foi ocupada por Suevos (instalados na Galiza), Alanos e Vandalos (e claro os misteriosos Bascos). Mais tarde foram sendo substituidos por Visigodos.

    Durante as invasões Muçulmanas (iniciadas no Séc. VIII), os Visigodos encolheram-se nas Astúrias e lentamente foram levando a cabo a Reconquista de onde se foram formando diversos Reinos com identidades culturais distintas consoante a região geográfica: Leão, Castela, Navarra, Aragão e o condado da Catalunha. Contudo no Reino de Leão, a faixa costeira onde hoje é Portugal (sobretudo acima do Tejo), tinha uma identidade cultural e política próprias… Daí que a criação do Condado Portucalence tenha seguido uma tendência natural de “separatismo” por parte destes povos do Oeste. Já o Condado da Catalunha, acabou por ser absorvido por Aragão.

    Do Condado Portucalense nasceu o Reino de Portugal, que como vimos tem desde sempre uma identidade cultural muito vincada e diversa dos restantes Reinos. Os outros Reinos acabariam por se fundir no que é a actual Espanha, mas como eles próprios tinham uma identidade cultural e política também bastante diversas, ainda hoje Espanha não tem uma identidade nacional que una o País. No fundo são como um país criado a martelo por vários reinos que deveriam ter dados origem a vários países, mas que foram colados com H-Cuspo. Por isso temos a ETA e tantos outros movimentos separatistas mais ou menos violentos.

    Estar a querer dar sentido a uma união de Portugal a esta amálgama, é de uma falta de conhecimento histórico e de uma insensatez, sem sentido nenhum, e que só pode dar merda. O que poderia eventualmente funcionar, era uma espécie de “confederação Ibérica” de vários países: Portugal, Catalunha, Andaluzia, Castela, país Basco, etc… Em que cada país tería a sua identidade cultural e governo próprio, mas que depois existisse uma constituição supra-local e uma economia unificada para ser fortalecida. Mesmo isso não resultaria muito bem porque as nossas alainças históricas têm sempre sido com Inglaterra e os países da Common Wealth. Temos quase mais a ver com eles do que com os nuestros hermanos.

    Só muita ignorância histórica pode acreditar num país “Ibéria”. Alguém dizia nas sondagens que somos culturalmente parecidos… Com certeza, os Bascos e os Catalães são disso viva prova. Nem entre os Espanhois, quanto mais entre nós e eles!..

    • O senhor Miguel Queiroz disse tudo e acertado; quanto a mim primeiro descolonizem a atual Espanha e depois se um dia for possível entre todos os povos ibéricos se todos estiverem de acordo e cada qual manter a sua identidade própria construir uma espécie do que é hoje a atual UE. É evidente que estes estudos vêm de Madrid tão interessada em fortalecer o seu poderio colonial.

  8. Não conhecemos o inquérito, de facto, apenas os seus resultados. Além do mais, a forma como se formula a questão influencia claramente o resultado. Obviamente que um resultado tão elevado, surpreende! Os portugueses, apesar do melhor relacionamento com Espanha – para além das compras – não creio que estejam tão interessados numa qualquer união politica com Espanha. Se nem uma boa parte dos espanhóis está interessada, como poderemos nós estar? Além disso, a forma como portugueses e espanhóis estão na sociedade e na politica são substancialmente diferentes. As consequências da Guerra Civil em Espanha ainda não se dissiparam. Os nacionalismos espanhóis estão cada vez mais vivos e nem a monarquia espanhola fará subsistir a união política. Para que vão os portugueses fazer parte desse “saco de gatos”? Estes “resultados” passam-nos um atestado de menoridade mental!

  9. Tu é que deves ter essa cabeça totalmente oca por dentro. Olha faz lá novamente as contas e vê lá se são 3% ou 30%. Vai para espanha e não voltes. Por mim estou bem assim.

  10. Não acredito nesta sondagem feita por uma empresa espanhola. Eles sempre quiseram anexar Portugal mas acredito que haveria um levantamento popular se isso viesse a acontecer. Espanha é uma ficção é só ver os problemas independentistas que existem na Catalunha, País Basco e Galiza e ainda nos íamos meter num sarilho desses. Só os burros podem ter uma ideia como esta

  11. O comentário do João é muito relevante e mostra a falta de profissionalismo jornalístico de quem escreveu o título desta notícia: “Sete em cada dez portugueses querem união política com Espanha”…!!? A verdade é que são apenas sete em cada dez portugueses que vivem no estrangeiro. Parece-me que a esmagadora maioria dos portugueses (somando os que estão dentro e os que estão fora do País) NÃO quer uma união política com Espanha, mas TALVEZ queira uma articulação económica e financeira. Esta faria algum sentido, dado já estar provado que o sistema do Euro, tal como foi implementado, tem acentuado as discrepâncias entre os países à partida mais ricos e menos ricos da Europa e levará, inevitavelmente, à sua queda.

  12. Não se está por acaso a ver que uma união política entre Portugal e a Espanha actual só interessa a Madrid?
    Duvido sequer que os não Castelhanos tenham alguma vez interesse nessa união com Portugal antes de dissolver a Espanha actual, porque isso ia enfraquecer a posição separatista que todos eles mais viva ou menos viva têm e dar força á vontade antiga de Castela de dominar toda a península.

  13. Como é possível tanta loucura milhares de Portugueses morreram pela Independência e Soberania de Portugal e agora meia dúzias de loucos e palermas que não conhecem a história ,Porque a história deixou de ser ensinada como antigamente e esta canalhada não sabe ( M ) nenhuma só quer ( música ,praia e boa vida ) e então pensam meia dúzia de palermas que a União Ibérica que lhes vem trazer benefícios ,deveriam de ser esganados os que pensam nesta União..

  14. Há cada palerma!…
    Nem os catalães, os galegos, os bascos, etc, querem “uniões politicas” com Espanha; quanto mais os portugueses…

  15. Os portugueses não precisam se preocupar em serem colonizados pela Espanha. Há uma outra colonização em andamento, ela envolve vossas crianças, e é muito mais avassaladora do que se fosse espanhola. hahaha

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.