/

Sete em cada dez famílias da UE não têm filhos

2

Factores como a poligamia masculina contribuíram para que o número de mães existentes seja superior ao de pais

O Instituto de Política Familiar (IPF) divulgou hoje, em Bruxelas, um relatório segundo o qual sete em cada dez famílias da União Europeia (UE) não têm filhos, estando o índice médio de fecundidade nos 1,58 por mulher.

Segundo o relatório, em média, os europeus gostariam de ter 2,3 filhos por mulher, sendo o horário de trabalho pouco flexível o principal obstáculo identificado pelo IPF.

De acordo com o relatório sobre a Evolução da Família na Europa 2014, todos os Estados-membros estão abaixo do nível de substituição geracional (2,1), com Portugal a apresentar o pior índice de fecundidade (1,28), seguindo-se a Polónia (1,31) e a Espanha (1,32).

Por outro lado, a população europeia está cada vez mais envelhecida, com uma idade média de 41,9 anos, quase mais sete do que em 1990.

/Lusa

2 Comments

  1. A Europa e em especial Portugal vai pagar caro estas politicas de austeridade que remetem os casais a não ter filhos, quero ver o que vai ser do nosso pais e da segurança social, quem é que vai sustentar os velhos de amanhã.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.