/

Serviços secretos identificam suspeito da execução de jornalista. É o ex-rapper L Jinny

c.v. L Jinny / YouTube

O ex-rapper L Jinny, agora Abdel-Majed Badel Bary, é o suspeito da decapitação de James Foley

Os serviços secretos do Reino Unido já identificaram o jihadista de sotaque britânico suspeito da execução do jornalista norte-americano James Foley, divulgou este domingo o jornal The Sunday Times, citando fontes governamentais.

De acordo com as mesmas fontes, o MI5 (serviços secretos internos britânicos) e o MI6 (serviços secretos externos britânicos) indicaram que o jihadista de origem britânica é conhecido por outros extremistas como “Jihadi John“.

Apesar das fontes oficiais citadas pelo jornal não fornecerem detalhes sobre o indivíduo, o The Sunday Times refere que um dos principais suspeitos é Abdel-Majed Badel Bary, de 23 anos, que abandonou a casa da família no bairro londrino de Maida Vale, na zona oeste da capital britânica, em 2013.

Bary colocou recentemente na rede social Twitter uma fotografia sua a segurar uma cabeça decepada.

Em declarações ao mesmo jornal, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânicos, Philip Hammond, afirmou que o alegado jihadista de origem britânica envolvido na execução de Foley representa uma “absoluta traição” dos valores do país.

Hammond referiu que o Governo britânico investe “recursos significativos” para erradicar, segundo a sua descrição, uma “barbárie ideológica” que pode representar uma ameaça para o Reino Unido.

O chefe da diplomacia britânica afirmou, como outros membros do executivo de Londres, que a “ameaça” procedente da Síria e do Iraque poderá durar uma geração.

“É horrível pensar que o autor deste ato atroz poderá ter sido educado no Reino Unido”, disse Philip Hammond, que acrescentou que este comportamento “é uma completa traição” ao país e dos “valores e de tudo o que os cidadãos britânicos defendem”.

Jihadistas do Estado Islâmico, um grupo sunita ultra-radical que controla partes do Iraque e da Síria, divulgaram na quarta-feira um vídeo da execução de James Foley.

No vídeo, intitulado “Mensagem para a América“, o Estado Islâmico ameaça matar um outro refém norte-americano, Steven Sotloff, em represália pelos ataques aéreos dos Estados Unidos a posições dos seus combatentes no norte do Iraque.

c.v. Youtube

Imagem do vídeo do EI publicado no Youtube

Imagem do vídeo do EI publicado no Youtube

James Foley, de 40 anos, era um repórter experiente, que tinha feito a cobertura noticiosa do conflito na Líbia antes de ir para a Síria, onde acompanhou a revolta contra o regime de Bashar al-Assad para o portal norte-americano GlobalPost, agência France Presse e outros órgãos de comunicação.

Ainda sobre a identidade do suspeito, o jornal britânico referiu que Barry é filho de um militante de origem egípcia que está a ser acusado pela justiça norte-americana da autoria de ataques bombistas contra as embaixadas norte-americanas no Quénia e na Tanzânia em 1998.

O pai de Abdel-Majed Badel Bary está a aguardar julgamento em Nova Iorque.

O jornal avançou ainda que Abdel-Majed Badel Bary era um aspirante a artista de Hip-Hop, conhecido como “L Jinny“, cujas músicas chegaram a ser transmitidas na BBC Radio 1.

O ‘rapper’ também apareceu em vídeos colocados no ‘site’ de partilha de vídeos YouTube, promovendo algumas das suas músicas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.