Cães também sentem ciúmes

Jlantzy (Jamie Lantzy) / Wikimedia

Os cães tendem a ficar ciumentos quando os seus donos brincam com outros cães.

Os cães tendem a ficar ciumentos quando os seus donos brincam com outros cães

Qualquer pessoa que tenha, ou tenha tido, um cão sabe que isto é verdade, mas até à data não havia qualquer prova científica que o demonstrasse. Agora, já há. Um novo estudo concluiu que os cães ficam ciumentos quando os seus donos brincam com cães estranhos.

O estudo, divulgado na publicação científica PLOS One, foi realizadao por Christine Harris e Caroline Prouvost, da Universidade da Califórnia, e baseou-se numa outra experiência que testou os ciúmes em crianças (neste caso, as mães brincavam com uma boneca).

Desta vez, 36 pessoas foram fechadas num quarto com os seus cães e convidados brincar com três objectos diferentes: um cão de peluche – que ladrava e abanava a cauda sempre que se pressionava um botão -, com o qual os donos tinham de brincar durante um minuto como se fosse um animal de verdade; uma lanterna em forma de abóbora do Dia das Bruxas, com a qual tinham de fingir brincar como se fosse um cão; e um livro infantil que tocava música, que tiveram de ler em voz alta, como se estivessem a contar a história a uma criança pequena.

A equipa detectou que alguns comportamentos caninos foram muito mais frequentes quando os humanos brincaram com o peluche do que com os outros objectos. A grande maioria puxava os seus donos e empurrava o brinquedo, tentando colocar-se entre ambos.

“O nosso estudo sugere que não só os cães têm um comportamento que pode indicar ciúmes, como também que tentaram quebrar o vínculo entre o dono e um aparente rival“, explicou Christine Harris. “Não podemos falar em nome das experiências subjectivas dos cães, como é lógico, mas tudo indica que terão sido motivados a proteger um vínculo social importante para eles”, acrescenta.

A maioria dos cientistas refere-se ao ciúme como uma emoção de complexa cognição. Os autores deste estudo sugerem que pode haver uma manifestação mais elementar do sentimento, que envolve a protecção das suas relações afectivas.

“Muita gente presume que o ciúme é uma construção social humana ou uma emoção exclusiva das relações sexuais e românticas”, continuou Harris, finalizando: “Os nossos resultados desafiam estas ideias, mostrando que outros animais, além de nós mesmos, exibem uma forte angústia quando um rival conquista o afecto de um ente querido”.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.