/

Sequestradores e seus reféns: Duterte ordena ao exército que os bombardeie a todos

1

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou ter ordenado às suas tropas que bombardeiem os extremistas que fogem com reféns, de modo a travar a onda de sequestros no mar, apelidando a perda de vidas civis como “dano colateral”.

Duterte já tinha dito anteriormente que aconselhou os seus homólogos indonésios e malaios a fazerem explodir os militantes que sequestram marinheiros nas águas onde os três países convergem e a trazer os reféns para o sul das Filipinas.

O Presidente disse ter dado as mesmas ordens às forças filipinas. O chefe de Estado Filipino disse à marinha e guarda costeira que “se houver raptores e estiverem a tentar fugir, bombardeiem-nos a todos“.

“Falam de reféns. Desculpem, são danos colaterais“, afirmou, num discurso para empresários em Davao.

Segundo Duterte, tal abordagem vai permitir que o Governo acerte contas com os militantes que pedem resgates. “Não podem ganhar pontos pela sua má conduta”, disse o polémico presidente filipino. “Vou mesmo rebentar com vocês“.

O seu conselho para potenciais vítimas? “Na verdade, não se deixam sequestrar“.

Os comentários de Duterte surgem perante as dificuldades do seu país, juntamente com a Malásia e a Indonésia, de travar uma série de raptos levados a cabo por grupos extremistas como o Abu Sayyaf.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.