/

Sepultura de mulher guerreira e o seu impressionante tesouro encontrados na Rússia

Foi encontrada no sul da Rússia a sepultura de uma mulher guerreira nobre, pertencente ao povo dos Sármatas, juntamente com um impressionante tesouro composto de jóias antigas e objectos de combate.

O valioso achado, que data do século I dC, deixou os boquiabertos arqueólogos, segundo os quais a mulher é uma nobre Sármata, um povo nómada guerreiro que vivia entre a Ásia central e os montes Urais.

As guerreiras Sármatas tiveram um papel fundamental na história, tendo sido a inspiração para as lendárias Amazonas, povo de mulheres guerreiras da mitologia grega.

O valor da descoberta foi classificado pelos arqueólogos de “incalculável”.

“A maioria das sepulturas antigas desta região foram há muito saqueadas, é uma sorte muito grande encontrar uma intacta”, diz Roman Mimokhod, arqueólogo do Instituto de Arqueologia da Academia das Ciências da Rússia, citado pelo Daily Mail.

Ao lado desta sepultura encontrava-se uma outra, de um homem que aparenta ser o consorte da guerreira, mas esta segunda tumba tinha já sido saqueada.

“Pensamos que estamos perante um duplo funeral, de uma nobre Sármata e do seu marido”, diz Mimokhod.

Além de jóias em ouro e prata, os arqueólogos encontraram na sepultura da guerreira mais de cem pontas de flecha em ferro e arreios, provavelmente do cavalo da guerreira.

No peito da guerreira encontrava-se uma gema com inscrições numa língua não identificada, que parece ser Fenício ou Aramaico antigo.

Aos seus pés, havia fragmentos de um recipiente de bronze com ornamentos florais e uma figura semelhante à cabeça de uma Medusa.

Uma análise preliminar aos dentes da guerreira indicam que a nobre Sármata terá sobrevivido às suas batalhas e vivido até uma idade muito avançada.

A sepultura foi encontrada durante escavações realizadas para a construção do novo aeroporto da cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.