/

Avião abatido na Ucrânia poderá ter sido atacado por engano

 

O líder do comando separatista pró-russo Milícia do Povo de Donbass referiu esta quinta-feira, na sua página na rede social russa VK, que um avião “foi abatido” na zona de Torez, perto da cidade de Donetsk – sensivelmente no local e à hora a que o avião da Malaysia Airlines se despenhou.

A mensagem foi publicada cerca de meia hora antes da queda do avião da Malaysian Airlines, levando alguns meios de comunicação social a noticiar erradamente que o grupo estaria a reivindicar o ataque contra o MH 17.

No entanto, Igor Strelkov, o “ministro da Defesa” da auto-denominada República Popular de Donetsk, teria colocado também na sua página de Facebook um vídeo que mostra uma espessa nuvem de fumo no local de impacto do avião.

«Acabamos de abater um AN-26 perto de Snijne», escreveu Strelkov às 13:37 TMG (14:37 de Lisboa).

O vídeo é em tudo semelhante às imagens inseridas no YouTube e identificadas como as da queda do avião das linhas aéreas da Malásia.

Snijne é uma localidade próxima do local onde o avião malaio foi abatido, após desaparecer dos radares às 13:20 TMG.

 

Os rebeldes pró-russos afirmariam posteriormente que o avião malaio foi abatido pelas forças armadas ucranianas, denunciando uma “provocação de Kiev”.

A Ucrânia desmentiu que a sua aviação tenha efetuado quaisquer disparos nesta quinta-feira, e acusou o movimento separatista pró-russo da autoria do que considera “um acto de terrorismo“.

O vídeo de Strelkov e as declarações do comando separatista foram divulgadas pelos serviços secretos ucranianos, que avançaram possuir alegadas gravações de conversas entre dois comandantes rebeldes que provam o seu envolvimento no incidente do avião da Malaysia Airlines.

Não são conhecidos entretanto, até agora, quaisquer indícios de que um avião Antonov 26, ou qualquer outra aeronave além do Boeing 777, tenha sido abatido esta quinta-feira.

Putin culpa Ucrânia

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, atribuiu à Ucrânia a responsabilidade pela queda do avião malaio que se despenhou no leste daquele ex-Estado soviético.

“Não há dúvidas de que o país em cujo território essa terrível tragédia aconteceu tem a responsabilidade”, disse Putin, citado pela agência de notícias Ria Novosti.

“Esta tragédia não teria acontecido se houvesse paz no país, se as operações militares não tivessem sido retomadas no sudeste da Ucrânia”, vincou Putin.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines fazia a ligação entre Amesterdão e Kuala Lumpur com 295 pessoas a bordo quando desapareceu dos radares da Ucrânia a uma altitude de 10.000 metros, despenhando-se em território ucraniano.

O aparelho perdeu a comunicação com terra na região oriental de Donetsk, perto da cidade de Shaktarsk, e palco de combates entre forças governamentais ucranianas e rebeldes federalistas pró-russos.

Segundo responsáveis dos serviços secretos norte-americanos, o avião foi abatido por um míssil terra-ar de origem ainda desconhecida.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.