Senado americano dá primeiro passo para acabar com Obamacare

Pete Souza / The White House

-

O Senado norte-americano aprovou esta quinta-feira uma medida que representa o primeiro passo para desmantelar o programa de saúde Obamacare, tal como anunciou o presidente eleito Donald Trump.

A votação (51-48) permite que sejam adotadas medidas posteriores para afastar a legislação existente.

“Temos de agir rapidamente para trazer alívio ao povo norte-americano”, disse o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell.

A Câmara dos Representantes deve votar na sexta-feira a medida que abre caminho para a revogação do Obamacare, apesar de alguns republicanos terem manifestado dúvidas sobre o início do processo antes de ser apresentado um plano de substituição.

Na terça-feira, Donald Trump prometeu que a sua Administração irá revelar em breve um plano para substituir o Obamacare com legislação para “tratar dos cuidados de saúde neste país”.

“Vamos repelir e substituir, é uma coisa muito complicada”, disse Trump, acrescentando que os dois passos iriam surgir praticamente ao mesmo tempo, uma promessa que será difícil de cumprir tendo em conta as regras do Senado e a oposição dos democratas.

A aprovação da proposta desta quinta-feira vai permitir legislação consequente para fugir ao risco de uma obstrução parlamentar (filibuster) pelos democratas no Senado. No entanto, os republicanos ainda não chegaram a um acordo sobre como substituir o Obamacare.

A votação do Senado vai estabelecer regras orçamentais especiais que vão permitir que a segunda votação, para repelir partes do programa de saúde, aconteça com uma maioria simples no Senado.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.