/

“Seja um homem-bomba”: artista londrino lança campanha polémica

Darren Cullen / Twitter

"Become a Suicide Bomber", Seja um Bombista Suicida

“Become a Suicide Bomber”, Seja um Bombista Suicida

Uma série de cartazes satíricos com a frase “Become a Suicide Bomber” apareceu em paragens de autocarro na capital do Reino Unido.

A campanha, desenhada pelo artista Darren Cullen, com o lema “Seja um homem-bomba“, convida as pessoas a juntarem-se à Marinha Britânica, e tem o apoio da organização Veterans for Peace UK, Veteranos para a Paz Reino Unido.

A crítica visa atingir os tripulantes dos submarinos nucleares britânicos que, em caso de guerra, ao lançar um míssil matariam milhões de pessoas, e seriam destruídos imediatamente a seguir num contra-ataque. Isso faria deles homens-bomba suicidas.

O ex-engenheiro de armas da Marinha Real William McNeilly, que foi expulso da Marinha Britânica depois de entregar ao WikiLeaks um registo de falhas de segurança graves em 2015, diz que a mensagem dos cartazes é correcta.

“É bem conhecido que os submarinos nucleares serão o principal alvo de uma guerra nuclear. Isso é assim porque quando o submarino começa a lançar os seus mísseis, ele é detectado imediatamente”, diz McNeilly.

“Os que estão a bordo sabem que é extremamente improvável sobreviver a uma guerra contra a Rússia. Eles estão prontos e preparados para agir como homens-bomba“, diz o ex-engenheiro de armas.

McNeilly tinha advertido sobre problemas de segurança relacionados com o sistema de lançamento de mísseis a partir de submarinos britânicos.

Durante o seu serviço na Marinha Britânica, testemunhou “três falhas em três testes de compensação WP 186″, que servem para equilibrar as variações de peso do submarino durante o lançamento do míssil. Do seu ponto de vista, isso mostra que o míssil Trident “não pode ser lançado a partir de uma plataforma instável” como um submarino.

A polémica está lançada nas ruas de Londres, onde um artista britânico faz campanha para que os seus compatriotas não se alistem na Royal Navy. Não se sabe se, nas ruas de Moscovo, algum artista local está a alertar os homens-bomba dos submarinos russos para o perigo que correm quando se alistam.

Ciberia // Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.