//

Sede do Ministério da Educação tem amianto

Edgar Poe / Flickr

-

No levantamento feito pelo Estado, em 2014, o edifício não tinha esta substância perigosa, tendo sido detetada um ano depois durante uma avaliação energética. Governo diz ter a situação controlada.

Em 2014, um levantamento feito pelo Estado garantia que a sede do Ministério da Educação era um dos edifícios sem sinais de amianto.

Mas agora, segundo uma notícia da TSF, esta substância cancerígena foi afinal detetada no edifício localizado na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa.

Confrontado pela rádio, o ministério em questão confirma que o amianto foi detetado na fachada do edifício numa avaliação energética realizada no ano passado mas que a situação está controlada.

De acordo com a TSF, depois de ter sido detetada esta substância perigosa, foram feitas análises ao materiais e ao ar pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Os espaços foram considerados limpos e sem perigo uma vez que a concentração de fibras respiráveis no ar em todos os locais analisados ficou abaixo dos limites previstos na lei.

O ministério acrescenta que o material com amianto foi sinalizado e que reuniu com todos os trabalhadores do edifício na presença da Autoridade para as Condições de Trabalho e do INSA.

Além disso, foram disponibilizados postos de trabalho fora das áreas com amianto e foram feitos exames de rastreio a todos os funcionários.

Em declarações à TSF, responsáveis da Quercus dizem que este caso só prova que o levantamento feito em em 2014 foi mal feito.

Em nome da associação, Cármen Lima, defende que o Estado devia fazer uma nova avaliação à lista apresentada nesse ano.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.