///

Secundária de Carcavelos ameaça fechar por falta de luz e de segurança

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

A direcção da Escola Secundária de Carcavelos anunciou que o estabelecimento não vai abrir portas em Janeiro, no regresso das aulas, após as férias de Natal, por não ter “condições mínimas” para funcionar.

O caso, divulgado pelo jornal i, reporta a um diferendo entre a Escola Básica e Secundária de Carcavelos, em Cascais, e a empresa pública Parque Escolar, responsável pela gestão e manutenção da rede pública de estabelecimentos de ensino.

O director do agrupamento de Escolas de Carcavelos, Adelino Calado, refere ao jornal que a Secundária apresenta falta de condições e problemas de segurança devido à não intervenção da Parque Escolar, acusando a empresa de não assegurar a manutenção desde Janeiro de 2016, apesar de receber 100 mil euros do estabelecimento para esse fim, além de 500 mil euros de renda.

“Há problemas agudos de funcionamento e segurança. Faltam 400 lâmpadas e há locais da escola em que não há luz em escadas e onde pode cair alguém”, sustenta Adelino Calado no i.

O director também lamenta a falta de ar condicionado e a ausência de estores, notando que “é insuportável estar dentro de uma sala de aula, seja com frio ou com calor“.

E há ainda problemas no registo de entradas e saídas, não sendo “possível controlar quem sai e entra na escola”, o que resulta em “problemas de segurança gravíssimos”, conclui.

“Não vamos abrir a escola em Janeiro e ficará fechada enquanto isto não estiver resolvido e não houver as condições mínimas de segurança na escola”, garante Adelino Calado.

O director lamenta ainda que a escola lançou vários alertas à Parque Escolar e ao Ministério da Educação, tutelado por Tiago Brandão Rodrigues, desde o início de 2016, sem ter obtido qualquer resposta.

A Parque Escolar, que visita o estabelecimento nesta quinta-feira, assegura ao i que a Secundária “estará operacional para o arranque do próximo período lectivo”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.