/

Secretas têm espiões nas Finanças, em bancos e operadoras

3

Tiago Petinga / Lusa

Jorge Silva Carvalho

Os Serviços de Informações de Segurança têm protocolos estabelecidos com várias instituições com vista a terem acesso a dados sobre determinada pessoa. O secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) fez a revelação em tribunal, no âmbito do julgamento do caso das secretas.

“Há protocolos de cooperação. Alguns são formalizados, outros não“, afirmou Júlio Pereira, secretário-geral do SIRP, no âmbito do julgamento em torno de suspeitas de crimes de violação do segredo de Estado, corrupção e abuso de poder e que tem o ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, Jorge Silva Carvalho, como principal arguido.

O Público atesta que estão em causa bancos, serviços de Finanças, seguradoras e empresas de fornecimento de serviços como electricidade, água e gás, além de operadoras de telecomunicações.

Júlio Pereira, ouvido como testemunha, optou por prestar esclarecimentos bastante evasivos, esquivando-se a várias perguntas ou alegando desconhecer as informações solicitadas, conforme destaca o dito diário. E recusou confirmar (nem o negou) se Silva Carvalho se teria transformado num “espião” das secretas – a chamada “Fonte Panda” – no momento em que foi trabalhar para a Ongoing.

Jorge Silva Carvalho é suspeito de ter colocado agentes das secretas a recolherem informações para o grupo Ongoing, antes de ter ido para lá trabalhar, dado que ele nega.

ZAP

3 Comments

  1. Mas só agora ´q que descobriram isto? Ingenuidade. Estão não sabem que esta coisa das “novas tecnologias” facilitam em muito a operacionalidade das polícias?
    Ou julgam que a vossa privacidade está defendida quando ligam o PC ou o Telelemóvel? Ingénuos!!!

  2. Caros Amigos,
    Vamos lá elevar o nível.
    Que hoje a informação é pública já todos sabemos, poupem-me ao esforço mental.
    Sobre as secretas e o acesso à informação.
    Muito bem. Até que enfim podemos confiar na nossa polícia…… é pena que seja só para alguns….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.