Seattle vai multar quem desperdiçar comida

jbloom / Flickr

-

A cidade de Seattle, no noroeste dos Estados Unidos, criou uma lei para multar os moradores e estabelecimentos comerciais que desperdicem comida.

Segundo as novas regras, os proprietários de casas particulares serão multadas em 1 dólar (cerca de 0.8€) se as suas latas de lixo contiverem mais de 10% de restos de comida, enquanto que os estabelecimentos comerciais e prédios residenciais pagarão 40 dólares (39€).

A cidade já recicla 56% do seu lixo, mas quer aumentar a taxa para 60% até 2015.

Seattle, no Estado americano de Washington, é a segunda cidade americana, depois de São Francisco, a tornar obrigatória a compostagem como forma de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A compostagem é o processo de decomposição do lixo em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura.

Quase 40% da comida nos Estados Unidos é desperdiçada, segundo um relatório do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais.

A cidade vai começar a emitir avisos a partir de 1 de janeiro de 2015 e a multar clientes após 1 de julho, prevê a lei, que foi aprovada por unanimidade esta segunda-feira.

Segundo as novas determinações, conta a BBC, quando os lixeiros de Seattle encontrarem excesso de restos de comida num caixote de lixo, vão contabilizá-lo num sistema informático e a multa será acrescentada à conta de lixo, que todos têm de pagar.

Os prédios residenciais e estabelecimentos comerciais também serão obrigados a limitar a quantidade de comida desperdiçada, mas vão receber dois avisos antes de ser multados, segundo o The Seattle Times.

As autoridades locais não esperam que o programa vá aumentar a receita fiscal da cidade, afirmou ao jornal Tim Croll, diretor de resíduos sólidos da Seattle Public Utilities.

Croll acrescentou que a cidade recolheu menos de 2 mil dólares durante os nove anos de vigência de um programa semelhante, que proibia as pessoas de deitar ao lixo objectos recicláveis.

“O objectivo aqui não é aumentar a receita”, diz Croll, “o mais importante é lembrar as pessoas a separar o seu próprio lixo”.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.