/

Seat também falseou emissões poluentes em meio milhão de carros

A Seat, marca espanhola do grupo alemão Volkswagen, instalou em mais de meio milhão de carros o software que falseia as emissões de gases poluentes.

A Volkswagen enfrenta uma investigação criminal nos Estados Unidos e ações legais em todo o mundo, depois de admitir que colocou em 11 milhões de carros a gasóleo um software capaz de enganar os testes de poluição efetuados pelas autoridades.

“A filial espanhola do grupo alemão instalou em mais de meio milhão de carros a diesel o sistema que adultera as emissões dos seus veículos desde 2009“, escreve o El Pais, citando fontes não identificadas com vínculo à empresa.

Estes dados vêm revelar que o grupo Volkswagen também vendeu na Europa carros equipados com motores a gasóleo com o software malicioso.

Os motores a gasóleo utilizados pela Seat são, em teoria, os mesmos utilizados pela Volkswagen e Audi nos Estados Unidos, segundo o jornal.

A fábrica da Seat em Martorell, perto de Barcelona, terá supostamente instalado o software em veículos que estão à venda este ano, acrescentou.

Um porta-voz da Seat confirmou que alguns veículos a diesel foram equipados com o software falseado, mas não referiu quantas unidades.

A Seat vendeu 378.586 veículos no ano passado e cerca de dois milhões de veículos ao longo dos últimos seis anos, incluindo motores a gasolina e a gasóleo, de acordo com o El Pais.

A empresa tem fábricas na Catalunha, no nordeste da Espanha, bem como em Navarra, no norte.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.