/

Se legislativas fossem hoje, o PS só ganhava com diferença de 0,4%

Partido Socialista - Sede Nacional / Facebook

António José Seguro

António José Seguro

Se as eleições legislativas acontecessem hoje, o Partido Socialista venceria apenas com uma pequena margem de mais 0,4% em relação ao PSD, e os votos brancos e nulos ultrapassariam o total dos dois principais partidos de esquerda. 

Os dados são de um inquérito realizado pela Intercampus para a TVI, que abordou quatro mil pessoas na semana anterior às eleições deste domingo. Os resultados mostram que, neste momento, nenhum partido ou coligação atuais conseguiria maioria na Assembleia da República.

O PS venceria as eleições legislativas com 29,1% dos votos e o PSD teria 28,7% das escolhas – apenas 0,4% a menos, ou seja, tendo em conta que a margem de confiança é de 1,5%, trata-se de um empate técnico.

Segue-se a CDU (11,4%) e o Bloco de Esquerda (5,4%). Com o CDS-PP no 5º lugar, com apenas 2,4% da preferência popular, contas simples mostram que, no conjunto, PSD e CDS teriam 31,1% dos votos, ou seja, mais do que o PS.

A sondagem indica ainda que 4,6% dos eleitores votariam num outro partido sem representação na Assembleia da República. Esta percentagem pode aumentar na sequência dos resultados das Eleições Europeias, que deram mais relevância a outros partidos como o MPT de Marinho e Pinto.

Por fim, o facto inédito em sondagens de opinião de que os votos brancos e nulos poderem representar 18,4% do total, ou seja, teriam mais votos do que os principais partidos de esquerda juntos.

Estes dados apontam para os votos que os cidadãos depositariam neste momento, mas quando se pergunta quem vai vencer as legislativas de 2015, 55,2% considera que será o Partido Socialista, e apenas 17,5% afirma que o PSD sairá vencedor.

A sondagem mostra que há 14,7% de indecisos

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.